11 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro
11/09/2025 às 14h30

Geral

Programa Sede Aprender / Cultivar Água chega à nova fase

Projeto leva educação ambiental para Unidades de Conservação articulada pelo IMA na APA de Santa Rita

Foto: Ascom IMA

O respeito à natureza foi transmitido de forma lúdica para crianças da Escola Municipal de Educação Básica Profª Mércia Silvana de L. Almeida, localizada no povoado Cadoz, no município de Coqueiro Seco. A iniciativa, promovida na quarta-feira (10), faz parte de uma nova fase do projeto Sede de Aprender / Cultivar Água, que leva a conscientização sobre o meio ambiente para escolas situadas em Unidades de Conservação geridas pelo Estado de Alagoas. 

O projeto tem como objetivo conscientizar estudantes e professores por meio da educação ambiental, ao mesmo tempo em que busca garantir a qualidade da água para toda a comunidade escolar, que envolve crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, além de professores, gestores e demais colaboradores da educação.

A ação ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita e foi realizada em parceria com o Ministério Público (nas esferas estadual, federal e do trabalho), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o SOS Caatinga e o Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA).

O consultor do IMA, Meraldo Rocha, enfatizou a importância do trabalho realizado a partir do somatório de esforços para levar conhecimentos adaptados à realidade de cada localidade.

“É um trabalho muito interessante porque a gente junta os esforços e os objetivos dessas instituições. Para, nesse caso, estamos na APA de Santa Rita, temos muitos recursos hídricos, e o projeto Cultivar Água, junto com o Sede de Aprender, tem tudo a ver. Então, estamos nessa proposta mais efetiva, junto com todas as instituições parceiras, para o melhor aproveitamento de todo esse manancial”, destacou.

O promotor de Justiça Kleber Valadares, que coordena o Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, ressaltou a relevância da análise da qualidade da água feita pelo IMA nas escolas participantes do projeto Sede de Aprender, uma iniciativa já consolidada que ampliou sua dimensão e ganhou projeção nacional.

“O Projeto Sede de Aprender Brasil concorre hoje a uma premiação do Conselho Nacional do Ministério Público, demonstrando o reconhecimento da importância desse trabalho, que, em junho, levou, através do IMA e demais órgãos parceiros, essa iniciativa a várias escolas aqui de Alagoas”, disse.

Para as crianças, ficaram momentos de alegria e aprendizados sobre como cuidar do meio ambiente. Clarice Suely, 10 anos, estudante do 4º ano, compartilhou sua experiência: “É muito importante não jogar lixo na rua e também cuidar dos animais. Os animais são muito mais do que eu pensava, podem nos proteger e fazer coisas que a gente nem imagina. Além disso, são muito fofos”, disse.

Premiação Nacional do Sede de Aprender

O Ministério Público de Alagoas conquistou o 1º lugar em duas categorias do Prêmio CNMP 2025, uma delas com o projeto Sede de Aprender Nacional, reconhecido como exemplo de inovação e compromisso com a sociedade.

O IMA, parceiro do projeto em Alagoas,  coleta água em todas as unidades de ensino participantes, analisando os níveis de potabilidade exigidos por lei. Os exames de microbiologia feitos pelo Instituto têm os resultados encaminhados ao Ministério Público, reforçando a importância da parceria na garantia da qualidade da água para as crianças.


Fonte: Mary Landim / Ascom IMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]