O programa Corações da Paz nas Escolas segue transformando a realidade de comunidades vulneráveis de Maceió com a oferta de serviços gratuitos voltados para promoção da cidadania, saúde, cultura e lazer. Realizado todos os sábados na Escola Estadual Maria Rita Lyra, no bairro do Trapiche, o programa coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) já contabiliza mais de 27 mil atendimentos nas sete edições realizadas na capital.
A partir do próximo sábado (13), a iniciativa contará com novos serviços que irão beneficiar ainda mais a população. Além dos atendimentos já consolidados, os maceioenses poderão realizar no local exames laboratoriais voltados à prevenção de doenças e à promoção do bem-estar. Também estarão disponíveis serviços estéticos, como corte de cabelo e barba, promovidos em parceria com o Senac Alagoas.
Segundo o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a ampliação reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a inclusão social e o cuidado com quem mais precisa.
“Nosso objetivo é oferecer um espaço completo de cidadania. Agora, em um único local, a população pode resolver pendências documentais, receber atendimento médico, realizar exames e cuidar da autoestima com os serviços estéticos”, destacou o secretário.
Além das novidades, permanecem à disposição da população mais de 20 tipos de serviços de cidadania, incluindo emissão gratuita de documentos, atendimento psicológico e social e orientação jurídica. Crianças e adolescentes também têm espaço garantido com atividades esportivas, recreativas e culturais ao longo do dia.
DIU
Na área da saúde, seguem disponíveis os atendimentos de clínica geral e pediatria, consultas odontológicas, encaminhamentos para outros exames, agendamento para inserção de DIU, além de triagem clínica com aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura. Também são realizados testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, acompanhados de orientações preventivas.
A Seprev também estará promovendo a adesão de mulheres no programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal que promove a distribuição gratuita e contínua de absorventes. O intuito é assegurar o direito a este item fundamental e promovendo a saúde de meninas e mulheres.
Ricardo Dória ressalta o impacto positivo do programa nas regiões mais vulneráveis da capital. “O Corações da Paz nas Escolas tem chegado às comunidades com a missão de aproximar serviços essenciais da população. Com isso estamos prevenindo a violência e fortalecemos a cidadania, a saúde e a autoestima das pessoas”, completou o secretário.
Fonte: Everton Dimoni / Ascom Seprev