Como parte das ações voltadas à campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização e prevenção à automutilação e ao suicídio, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) discutiu a valorização da vida, durante encontro de integração na Escola de Governo, na manhã desta quinta-feira (11).
Além de reafirmar o compromisso com o bem-estar, a gerente-executiva de Valorização de Pessoas da Secdef, Erlanny Rouse Pimentel Freire, explicou que o evento é uma iniciativa direcionada ao debate sobre a saúde mental. “O evento, que faz parte do primeiro encontro de integração, é um espaço seguro para refletirmos sobre cuidarmos uns dos outros e reconhecermos os sinais de sofrimento emocional”.
Erlanny Pimentel destacou ainda que a saúde mental é tão fundamental quanto à saúde física para o bom desempenho, a qualidade do atendimento e convivência no ambiente de trabalho. “Ao valorizarmos o cuidado psicológico, fortalecemos a resiliência e reduzimos estigmas”, complementou.
A psicóloga Gabriela Pachioni classificou a iniciativa como uma oportunidade de escuta e compartilhamento de experiências. “Uma das coisas mais importantes é a possibilidade de ouvir um pouco sobre a história de algumas pessoas presentes. Isso ajuda a mudar essa perspectiva de falar apenas em prevenção ao suicídio, mas falar sobre a valorização da vida”, ressaltou.
Fonte: Marcelo Alves / Ascom Secdef