Criado em 2022 como Festival das Periferias de Maceió, o Revoada chega à sua terceira edição com novas rotas e horizontes mais amplos. Agora reconhecido como Festival Internacional de Cinema de Maceió, o evento acontecerá de 30 de setembro a 4 de outubro de 2025, no Centro Cultural Arte Pajuçara, no bairro da Pajuçara, reunindo filmes, debates e atividades formativas abertas ao público. A entrada é gratuita.
A programação inclui mostras competitivas de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, oficinas criativas, conferências e performances artísticas, propondo reflexões sobre o tempo presente e sobre como o cinema pode ampliar formas de ver e sentir a cidade.
Com o tema que reverencia a árvore como símbolo de resistência e vida em meio ao concreto, a curadoria desta edição provoca o público a refletir: quais criaturas nos assombram hoje? Quais precisamos enfrentar, proteger ou nos tornamos?
A ação é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“O Revoada é um festival que nasceu no coração da periferia e ganhou asas sem perder suas raízes. Ver esse projeto se tornar internacional é uma alegria enorme, e isso é possível porque temos um governo estadual e federal que acredita e investe na cultura”, falou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
A programação completa pode ser conferida em festivalrevoada.com.br e no perfil oficial do Instagram @revoadadecinema.
Fonte: Ascom Secult