A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) participou da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, segunda (22) e terça-feira (23), no hotel Atlantic, na Jatiúca. A secretária da Secdef, Tereza Nelma, destacou políticas públicas de cuidados e de proteção à velhice.
Tereza Nelma ressaltou a participação dos conselhos municipais da pessoa idosa no evento para contribuir com a formulação de iniciativas efetivas que garantam uma velhice digna, saudável e participativa. “O conselho municipal tem papel fundamental na construção e implementação de políticas públicas para as pessoas idosas, garantido, assim, seus direitos e proporcionando-as visibilidade e protagonismo”, disse.
No evento, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, anunciou o Projeto Viva Mais Cidadania Digital para Alagoas, que tem o objetivo de capacitar as pessoas idosas a acessar a internet de forma segura e consciente, sem risco de sofrer algum golpe virtual ou exclusão tecnológica. “O projeto levará educação midiática para as pessoas idosas através de letramento digital”, disse.
A presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Alagoas (CEDPI/AL), Marta Marisa, destacou a importância do evento para a promoção da equidade e o respeito às múltiplas velhices. “A conferência é um grande espaço de diálogo, escuta ativa e construção coletiva, reafirmando o compromisso de Alagoas com as pessoas idosas”, destacou.
Conferência
Sob o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência discutiu e propôs ações visando a construção de políticas públicas efetivas para a população idosa do estado.
Durante o evento foram discutidos cinco eixos centrais: “Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais”, “Fortalecimento das políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa”, “Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar”, “Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices e Consolidação” e “Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política de Estado”.
Este evento é uma etapa preparatória para 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em dezembro, em Brasília.
Também estiveram presentes representando a Secdef, Marina Dantas (secretária-executiva da Cidadania) e Rafaela Seixas (superintendente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa). Participaram ainda a conselheira Graciliana Celestino Gomes da Silva, do Conselho Nacional da Pessoa Idosa (CDPI), a gerente-executiva da Rede de Atenção às Violência (RAV), Laura Padilha, e a vereadora Teca Nelma.
Fonte: Ascom Secdef