O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), identificou nesta quinta-feira (25), o lançamento irregular de concreto dentro da galeria de águas pluviais que direciona o escoamento para a praia de Guaxuma, em Maceió. A ação faz parte da operação Língua Suja, que tem como objetivo combater crimes ambientais e infrações no sistema de drenagem da capital alagoana.
De acordo com a fiscalização, o concreto estava sendo descartado de forma indevida por uma construtora, que lavava equipamentos utilizados em obras diretamente na via pública. O material, ao escorrer para as bocas de lobo, era conduzido pelo sistema de drenagem até a galeria pluvial, provocando três problemas principais: a contaminação ambiental, a degradação do sistema de drenagem e a obstrução das tubulações.
O concreto, ao endurecer, compromete o escoamento da água e pode provocar alagamentos em períodos de chuva, além de impactar áreas ambientais sensíveis como matas, riachos e a faixa de praia.
O flagrante foi registrado em logradouro público, com o apoio da fiscalização ambiental. A empresa foi acionada imediatamente para executar os reparos e também foi autuada pela irregularidade.
Fonte: Jéssica Viturino/ Ascom Iplam