O Hospital da Cidade de Maceió, administrado pelo Serviço Social Autônomo Maceió Saúde, vive uma semana de imersão em boas práticas e inovação. Uma equipe de consultores do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, segue em Maceió até esta sexta-feira (26) em mais uma etapa do projeto de consultoria que promete transformar a gestão e os processos assistenciais da primeira unidade hospitalar municipal da capital alagoana.
Desde a última segunda-feira (22), os profissionais do Einstein têm se reunido com lideranças do Hospital da Cidade para discutir soluções que integram medicina e tecnologia da informação.
Em encontro com a diretora-presidente do Maceió Saúde, Camila Porciúncula, consultores e líderes do Hospital da Cidade debateram ajustes em sistemas e indicadores que servirão de base para a evolução da gestão.
"Nosso esforço conjunto é para digitalizar processos, melhorar indicadores e redesenhar fluxos internos para que a assistência ao paciente seja cada vez mais eficiente e segura", pontuou Porciúncula.
A consultoria prevê 31 entregas até março de 2026, incluindo o mapeamento de áreas críticas, definição de protocolos clínicos e fortalecimento da governança hospitalar. Parte essencial do plano é a modernização digital, com maior uso de ferramentas de TI para integrar dados clínicos, facilitar a gestão de leitos, reduzir gargalos e apoiar a tomada de decisão em tempo real.
"A expectativa é melhorar os processos do hospital para que o atendimento seja, cada vez mais, eficiente para a população", disse Iná Cardoso, diretora-técnica do Maceió Saúde.
Impacto direto no paciente
Além da eficiência administrativa, o projeto coloca o paciente no centro das mudanças. A expectativa é que a digitalização reduza o tempo de espera, padronize condutas assistenciais e aumente a segurança no cuidado. O treinamento de equipes, tanto em São Paulo quanto em Maceió, garantirá que as inovações sejam incorporadas à rotina da unidade hospitalar.
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, entidade privada sem fins lucrativos criada para fortalecer e aprimorar a gestão das unidades de saúde municipais. A atuação da instituição proporciona uma administração moderna, eficiente e comprometida com a qualidade dos serviços prestados à população, sempre alinhada às melhores práticas de gestão em saúde.
Fonte: Ascom Maceió Saúde