O Hospital da Criança de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conta com Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para auxiliar na recuperação das crianças internadas na unidade.
A equipe de reabilitação completa, também formada por fonoaudiólogos, garante assistência multidisciplinar com realização de avaliação e condutas individualizadas.
Conforme explica a fisioterapeuta Jéssica Barros, o trabalho conjunto contribui para a evolução do paciente com todas as funções respiratórias e motoras restabelecidas.
“O nosso trabalho com estes pacientes internados é atuar na prevenção e tratamento de complicações respiratórias, complicações motoras e contraturas musculares, muitas vezes ocasionadas pelo longo tempo de internação hospitalar”, ressaltou a fisioterapeuta.
Relato
Claudiane de Souza, mãe da pequena Eloá, diagnosticada com microcefalia causada pela síndrome congênita do Zika vírus, conta que a filha precisou ser internada no Hospital da Criança de Alagoas após um quadro de pneumonia. A criança também passou a se alimentar através de uma sonda de gastrostomia.
“Aqui minha filha é acompanhada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fono, que sempre fazem um bom trabalho porque ela sente muita câimbra, então a equipe vem, faz todos os procedimentos que ajudam bastante, ela fica mais relaxada com esses profissionais e eu só tenho a agradecer”, disse.
Fonte: Agência Alagoas