16 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Operação investiga empresas para rastrear uso de metanol em bebidas
16/10/2025 às 18h00

Geral

Gestores do Maceió Saúde visitam referência nacional em atendimento a pessoas com TEA

Missão técnica em Santa Catarina busca referências para implantar um modelo inovador e humanizado de atendimento a crianças e adolescentes na Casa do Autista de Maceió

Foto: Ascom Maceió Saúde

Gestores do Maceió Saúde, organização social responsável pela administração do Hospital da Cidade e pela futura Casa do Autista de Maceió, realizam uma visita técnica ao Complexo Neurossensorial Casa do Autista, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, considerado referência nacional no acolhimento e cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A agenda integra as ações de planejamento da Casa do Autista de Maceió, atualmente em fase avançada de obras, com inauguração prevista para os próximos meses.

A visita tem como objetivo principal conhecer de perto as melhores práticas na gestão, estrutura e atendimento de um centro especializado em TEA. Representaram o Maceió Saúde a diretora-presidente, Camila Porciúncula, e a diretora-técnica, Iná Cardoso. Durante a imersão, a equipe pôde observar in loco o funcionamento de ambientes físicos, os fluxos de atendimento, a infraestrutura sensorial e terapêutica, além de modelos de gestão, protocolos de atendimento e a forma de articulação com famílias, escolas e a rede de saúde.

“Essa visita reforça o compromisso com a criação de um espaço de acolhimento e tratamento integral para crianças com TEA, com base em evidências, boas práticas e referências consolidadas. A proposta é construir uma Casa do Autista que ofereça atendimento qualificado, ambiente acolhedor, inovação terapêutica e forte articulação com a rede de saúde, educação e assistência social, garantindo inclusão, dignidade e qualidade de vida para as pessoas com TEA e suas famílias”, destaca Camila Porciúncula.

O Complexo Neurossensorial Casa do Autista, visitado pela comitiva, é um espaço inovador, que oferece atendimento gratuito e multiprofissional para crianças com TEA. O local possui o maior jardim neurossensorial da América Latina, sala multissensorial com tecnologia 3D, brinquedos e texturas terapêuticas, consultórios médicos voltados à medicina integrativa, salas de música, artes, psicomotricidade, minicidade e até um robô interativo com inteligência artificial. Também oferece suporte jurídico, formação para pais e responsáveis, e centros de convivência e de altas habilidades, tornando-se um modelo completo de cuidado interdisciplinar e humanizado.

Equipe do Maceió Saúde conhece de perto as instalações e boas práticas do Complexo Casa do Autista, em Santa Catarina, para aplicar na futura unidade de Maceió.

Equipe do Maceió Saúde conhece de perto as instalações e boas práticas do Complexo Casa do Autista, em Santa Catarina, para aplicar na futura unidade de Maceió.

Para Iná Cardoso, diretora-técnica do Maceió Saúde, a visita também teve caráter estratégico. “Analisar como são tratados os desafios operacionais, administrativos e de transparência é fundamental para evitar repetir problemas semelhantes. Recolher ideias que possam ser adaptadas à realidade de Maceió, considerando nossos recursos locais, perfil de demanda, legislação, pessoal qualificado e viabilidade orçamentária, faz parte da construção de uma gestão eficiente e comprometida com resultados”, afirma.

Em Maceió, a Casa do Autista está sendo construída ao lado do Hospital da Cidade, no bairro da Gruta de Lourdes. A unidade terá capacidade para atender crianças e adolescentes de 2 a 18 anos com diagnóstico de TEA, com diferentes níveis de suporte, do 1 ao 3. O atendimento será feito por equipe multiprofissional, com foco nas necessidades individuais de cada paciente, utilizando metodologias baseadas em evidências e organizadas em Projetos Terapêuticos Singulares (PTS).

A Casa também será um espaço de apoio às famílias, oferecendo orientação psicológica e capacitações para os responsáveis, reconhecendo a importância do núcleo familiar no processo terapêutico. A estrutura contará com brinquedoteca, salas de atendimento clínico e terapêutico, integração sensorial, quadra, piscina, jardim sensorial, playground e a “Maceiózinha”, uma réplica lúdica da cidade que ajudará na ambientação das crianças ao cotidiano urbano.


Fonte: Ascom Maceió Saúde

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]