O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta quinta-feira (16), a nova sede da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha. A unidade faz parte do programa Escola do Coração, com investimento de R$ 10,3 milhões.
A nova sede atende atualmente 448 estudantes do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa governamental tem como o objetivo construir 57 novas escolas em Alagoas.
"Nosso compromisso central é com a educação, e essa escola é um exemplo claro. Aqui em Pariconha já requalificamos e entregamos duas escolas novas, uma escola para a comunidade indígena com seis salas, além de um ginásio também novo. Agora, entregamos esta escola com 12 salas e um ginásio de esportes. Em outra comunidade indígena, já temos 60% da obra executada", destacou o governador Paulo Dantas durante a cerimônia.
Dantas também ressaltou a continuidade dos investimentos. "O prefeito Tony [de Campinhos] me informou que há outra escola e uma comunidade indígena que precisam de requalificação, e nós já nos comprometemos a entregar mais essa escola dentro do programa Escola do Coração".
Durante a solenidade, o governador falou do maior concurso público da história de Alagoas, cujo anúncio oficial será feito no dia 28 de outubro, em celebração ao Dia do Servidor Público.
“Muita gente tem me perguntado sobre os detalhes, e no dia 28 vamos apresentar tudo. Mas, já posso adiantar que haverá vagas para a área da Educação, incluindo a Secretaria de Educação, a Universidade Estadual de Alagoas e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas, além de oportunidades para a Segurança Pública, a Saúde e para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater)”, adiantou o governador.
Por último, Paulo Dantas também assinou um termo de compromisso para levar o ensino técnico profissional para as unidades educacionais de Pariconha.
Sobre a Escola de Pariconha
A nova unidade conta com 12 salas de aula climatizadas e um ginásio poliesportivo completo, além de auditório, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, e sala do grêmio. A estrutura foi planejada para garantir todas as condições para a universalização do ensino integral no estado, com capacidade para atender até 1.800 estudantes no ensino regular (600 por turno) ou 600 alunos em tempo integral.
"As aulas dessa unidade já começaram. Essa escola já funcionava em outro prédio, que era insuficiente para atender todos os alunos da região. Eles já estão instalados aqui na nova unidade. Hoje também vamos entregar kits do Alagoas Conectada. Pariconha será um dos primeiros municípios a ter equipamentos novos em todas as quatro unidades", destacou a secretária de Educação, Roseane Vasconcelos.
O prefeito de Pariconha, Tony de Campinhos, expressou sua gratidão pela nova unidade educacional. "Essa escola era um sonho antigo que outros gestores não conseguiram realizar. Graças à parceria com o Governo do Estado, conseguimos construir essa escola. Temos um governador que nunca inaugurou tantas escolas e fez tanto pelo nosso sertão e por todas as Alagoas, especialmente por Pariconha", agradeceu.
A diretora da unidade, Cândida de Menezes, comemorou a inauguração, enfatizando o impacto na comunidade. "Há muito se falava na construção de uma nova estrutura, e finalmente o projeto que faltava em nossa região tornou-se realidade. Isso é fruto do esforço determinante de pessoas que fazem parte da nossa história, que materializaram e construíram este sonho juntos. E isso só foi possível graças ao Programa Escola do Coração, que vem realizando o sonho de comunidades e levando esperança de um futuro melhor para crianças, jovens e, por que não, idosos? Aqui também teremos a Educação de Jovens e Adultos".
A Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha é uma das quatro escolas da rede estadual no município, sendo as outras três unidades indígenas.
Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Inácio Loiola, vereadores e outras autoridades políticas e religiosas da cidade.
Fonte: Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas