18 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel País tem 46 casos confirmados de intoxicação por metanol
18/10/2025 às 13h50

Geral

Governo de Alagoas conquista Prêmio Brasil Sem Fome como estado que mais reduziu a insegurança alimentar

Reconhecimento do governo federal fortalece as ações do Estado no campo das políticas públicas para garantir alimentação saudável à população vulnerável

Com ações do governo, Alagoas reduziu a insegurança alimentar de 36,7% para 5% - Agência Alagoas

O Governo de Alagoas conquistou o Prêmio Brasil Sem Fome como o estado que mais reduziu a insegurança alimentar da população. O resultado - em caráter preliminar - foi divulgado nessa sexta-feira (17), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

De acordo com os dados do governo federal, na passagem de 2022 para 2024, Alagoas reduziu a insegurança alimentar de 36,7% para 5% - uma retração de 31,7 pontos percentuais, o que confere ao estado a maior redução do País. 

Segundo o ministério, o reconhecimento tem o objetivo de fortalecer e estimular a inovação em políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.

Divididos em três categorias, o prêmio reconheceu as políticas públicas voltadas à redução da insegurança alimentar e nutricional de cinco estados. Além de Alagoas, conquistaram a honraria o Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

As iniciativas premiadas serão convidadas a participar de uma publicação (e-book) coordenada pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome e possíveis parceiros.

O governador Paulo Dantas celebrou o resultado e destacou o papel das políticas públicas estaduais no enfrentamento à fome. "Este prêmio é a prova de que nossas políticas públicas, como o Alagoas Sem Fome, o Leite do Coração e o Cartão Cria, estão transformando a realidade das famílias. Saímos de 36,7% para 5% de insegurança alimentar grave porque colocamos as pessoas mais vulneráveis no centro das nossas ações", destacou.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]