O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) celebra o resultado da primeira edição do Selo Alagoas pelo Clima, que recebeu 28 inscrições de instituições públicas e privadas comprometidas com a sustentabilidade e a ação climática em todo o estado.
O objetivo da iniciativa é estimular a adoção de boas práticas ambientais e o fortalecimento das agendas de ESG e de descarbonização, reconhecendo quem mede, reduz e compensa suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Lançado durante a 2ª edição do Estopim promovido pelo Território Sustentável, o selo é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio do IMA/AL, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, destacou que o engajamento das instituições demonstra a maturidade crescente da sociedade alagoana em relação à pauta ambiental. “A adesão ao selo é um passo concreto rumo a um Alagoas mais sustentável. Ao reconhecer os esforços em medir e posteriormente reduzir emissões, valorizamos quem faz a diferença e incentivamos novas ações em prol do clima”, afirmou Gustavo Lopes.
As instituições inscritas estão em fase de análise documental, que inclui a análise da planilha GHG Protocol, relatório simplificado de emissões, licença ambiental, certidões e demais documentos obrigatórios no processo. A gerente de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do IMA/AL, Marianna Farias, destacou que o selo representa uma política inovadora de incentivo à sustentabilidade empresarial e institucional.
“O Selo Alagoas pelo Clima reforça o papel do Estado na promoção de práticas responsáveis e na construção de uma economia de baixo carbono. A participação das organizações mostra que é possível unir competitividade e compromisso ambiental em uma mesma direção”, destacou a gerente.
O Selo Alagoas pelo Clima adota a metodologia internacional GHG Protocol e contempla três categorias de reconhecimento: Ouro, Prata e Bronze; a depender dos escopos de emissões reportados. A divulgação das instituições contempladas ocorrerá na primeira quinzena de dezembro, com publicação no Diário Oficial do Estado e nas redes sociais do IMA/AL.
“Esse resultado representa um passo importante na construção de uma rede de parceiros engajados na agenda ambiental e reforça o papel de Alagoas na transição para um futuro mais verde e responsável”, concluiu Paulo Freire, superintendente de Controle Ambiental e Sustentabilidade do IMA/AL.
Fonte: Ascom IMA/AL