Visando fortalecer a contabilidade pública e a transparência na gestão, o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL) sediou, nesta quarta-feira (22), o I Encontro Alagoano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) e a 4ª Premiação da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovidos pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL). O evento reuniu contadores, gestores e especialistas para discutir inovação, governança e o uso de novas tecnologias na contabilidade pública.
Compuseram a mesa de honra o prefeito de Maceió, JHC; o presidente do TCE/AL, Fernando Toledo; o vice-presidente do TCE/AL, Otávio Lessa; o diretor técnico da Escola de Contas do TCE/AL, Perroneo Tojal; a presidente do CRC/AL, Adriana Araújo; a prefeita Mayara Cavalcante, representando a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); o superintendente e contador-geral da União, Nelton Martins; o secretário do TCU, Diego Padilha; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Énio Pimenta; e a coordenadora da Comissão de CASP do CRC/AL, Marília Alexandre.
O presidente do TCE/AL, Fernando Toledo, destacou a importância da parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, ressaltando que a relação é sólida e duradoura. “Aprendemos com os contadores e também temos muito a oferecer à categoria. Essa troca de conhecimento é fundamental para que possamos crescer juntos”. Toledo afirmou ainda que essa cooperação fortalece a contabilidade pública e contribui para gestores mais preparados.
Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que reconhece os municípios mais bem avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No ranking estadual, os três primeiros colocados foram: 1º lugar Maceió, representada pelo prefeito JHC e pelo contador-geral Clistines Calheiros, em 2º lugar Arapiraca, com o secretário Lorinaldo José dos Santos e o contador-geral Jackson Feitosa e em 3º lugar Jacuípe, representada pela prefeita Mayara Cavalcante e pela contadora-geral Maria Madalena de Oliveira. Maceió e Arapiraca também se destacaram nacionalmente entre os municípios mais bem avaliados do país.
Após conquistar o primeiro lugar pelo desempenho fiscal de Maceió, o prefeito JHC destacou a importância da transparência e da boa gestão. Segundo ele, a cidade avançou na prestação de contas claras e seguras. “Maceió tem avançado para que a gente possa ter contas públicas transparentes, com previsibilidade e segurança jurídica para investidores”, afirmou, ressaltando que a boa gestão coloca a cidade na vanguarda do Estado.
A programação do evento seguiu com com palestras sobre governança, transparência e o uso da inteligência artificial na contabilidade pública, além de reforçar a parceria entre o TCE/AL e o CRC/AL em prol da modernização e do fortalecimento do controle e da responsabilidade fiscal em Alagoas.
O evento contou com o apoio do Tribunal de Contas de Alagoas, que reforça seu compromisso com a transparência e a melhoria da gestão pública, e teve o patrocínio das empresas Resulte e Ábaco Consultoria Pública.
Fonte: Ascom TCE/AL