A Escola Estadual Geraldo Melo, de Maceió, marcou presença no Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações (COINTER), realizado pelo Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV). O evento, que reuniu estudantes do Ensino Médio para experiências acadêmicas e científicas, visa aproximar os jovens dos ambientes universitários, estimulando talentos, novas perspectivas de formação e redes de cooperação.
De acordo com o diretor do IIDV, professor Erick Viana, o congresso é “um espaço de troca de experiências e fortalecimento de redes de cooperação que contribui para despertar talentos, abrir caminhos de formação e aproximar estudantes do Ensino Médio dos cursos superiores”.
Convite e preparação
A participação dos alunos da Geraldo Melo surgiu a partir das ações do projeto “A Ciência te Desafia”, desenvolvido pela professora Jocimara Reis e pela equipe de Ciências da Natureza da escola. A iniciativa chamou a atenção do IIDV e do coordenador do curso de Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Professor Doutor Eliemerson Sales, parceiro do Programa Despertando Vocações para a Licenciatura (PDVL), que realizou o convite oficial.
“No total, 34 estudantes foram inscritos e participaram das atividades Colaborathon, Robothon e da Simulação de Relações Internacionais (COP-30 e ONU)”, explicou a professora Jocimara.
Entre os destaques obtidos pelos alunos da escola estão:
Colaborathon
2º lugar: Karla Patrícia da Silva Bahamondes e Weferson Gabriel Santos de Lima
3º lugar: Fernanda Oliveira dos Santos, Emanuelle Silva Dantas Bastos e Ruan Thiago da Silva Santos
Robothon
Participante: Nicolaos Santos Panos e Sávio Santos do Nascimento
Relações Internacionais
COP-30: Gregory Isaacs Silva Barbosa
ACNUR: Laysa Fortunato Silva, Maria Laura de Lima Oliveira e Paula Beatriz dos Santos (premiadas como destaques no comitê)
Vivências que transformam
Para as alunas participantes da simulação da ONU, a experiência despertou novas possibilidades acadêmicas e profissionais. Paula Beatriz destacou o impacto da atividade:“Foi maravilhoso! Uma oportunidade que faz a diferença na nossa trajetória. Estávamos entre participantes de escolas particulares e estudantes universitários, mas conseguimos nos destacar. Agora, sabemos que podemos ocupar esses espaços”. Ela acrescenta que a experiência confirmou seu interesse no curso de Relações Internacionais e abriu portas para futuras simulações e projetos.
Já no Robothon, o estudante Sávio Santos reforçou o entusiasmo pela área tecnológica: “Eu sempre gostei de robótica. Foi uma experiência muito prática e gratificante. Percebi que a tecnologia é um caminho possível para mim.”
Projetos que fortalecem o protagonismo estudantil
A Geraldo Melo possui histórico de incentivo à pesquisa e inovação. Além do projeto “A Ciência te Desafia”, a escola conta com:
Clube de Ciências GMS
Grupos PIBID (Química, Física e Inglês)
Projetos culturais e formativos como “Pretatividade” e “Primavera”
A professora Jocimara reforça o orgulho com o desempenho dos alunos: “Eles são incríveis. Cada um demonstrou que pode e deve ocupar esses espaços. Muitos despertaram talentos e sonhos que agora sabem ser possíveis.”
Fonte: Ascom Seduc