Emoção e diplomacia se encontraram na noite do sábado (25), em Penedo, durante o circuito “Alagoas e Portugal em Cena”, que celebrou os 200 anos das relações entre Brasil e Portugal. O evento contou com a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Faro Ramos, e da embaixatriz Cristina Ramos, acompanhados do secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Júlio Cezar, e do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes.
Durante o ato comemorativo, o casal foi homenageado com a Comenda Gran Cruz da Ordem Mérito Barão de Penedo, em reconhecimento à parceria histórica entre os dois países e à cooperação crescente com o Estado de Alagoas. Personalidades locais, entre elas a pianista Selma Britto, também foram homenageadas. A noite contou ainda com apresentação do ator Chico de Assis, a cantora Irina Costa e o músico Ricardo Araújo, que encantou o público com a sonoridade marcante da guitarra portuguesa.
As comemorações relembraram um marco histórico: o início das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, formalizado em 29 de agosto de 1825, com a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, também conhecido como Tratado do Rio de Janeiro.
“Hoje tenho a responsabilidade de trazer uma mensagem do governador Paulo Dantas, neste momento honroso e de suma importância. De fato, não poderia haver local melhor para uma celebração deste quilate”, afirmou o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, ao discursar no evento.
Ele lembrou que, há um mês, o Governo de Alagoas assinou um acordo histórico com a Universidade de Coimbra, com todas as universidades federais, estaduais, com a Universidade de Lisboa, na pessoa do presidente do Instituto Superior de Ciências da Saúde e Políticas, Ricardo Ramos.
“Tratamos nessa cooperação de temas como cooperação científica, educacional cultural, incluindo de forma inédita as instituições de ensino superior também do estado, sob a liderança visionária do nosso governador Paulo Dantas”, destacou Júlio Cezar.
Organizado pelo cônsul honorário de Portugal em Alagoas, Edgard Barbosa, o circuito “Alagoas e Portugal em Cena” contou com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/AL), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult/AL) e da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi/AL).
Fonte: Graça Carvalho/Ascom Serfi