29 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PGR diz que aguarda esclarecimentos de Castro para avaliar medidas
29/10/2025 às 16h20

Geral

Cerest Regional Maceió promove capacitação em municípios da região metropolitana

Ação fortalece o apoio matricial junto à Atenção Básica, promovendo integração e qualificação das equipes para aprimorar o cuidado à saúde dos trabalhadores

Profissionais da Atenção Básica participam de capacitação sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador. - Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Maceió, realizou neste mês de outubro, uma importante ação de capacitação voltada para a Vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito da Atenção Básica à Saúde.

A iniciativa foi conduzida pelo terapeuta ocupacional, Alinthon Fagner Nunes, e pela técnica de enfermagem, Bruna Sinally Santos de Omena, da Coordenação de Programas Estratégicos do Cerest. As formações foram realizadas nos municípios de Chã Preta e Anadia, ambos pertencentes à área de abrangência do Cerest Regional Maceió. O objetivo principal da atividade foi promover o apoio matricial do centro junto à rede de Atenção Básica, fortalecendo as políticas de saúde do trabalhador e da trabalhadora nos territórios.

Durante as capacitações, foram abordadas as formas de atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde na promoção da saúde, na assistência e na vigilância em saúde dos trabalhadores, com foco na identificação dos usuários que exercem atividades laborais no território e nas relações de trabalho potencialmente nocivas.

A proposta também considerou o trabalho como um determinante social da saúde, estimulando reflexões sobre como as condições laborais impactam diretamente o bem-estar físico e mental das pessoas. A iniciativa contribui para que as gestões municipais elaborem diagnósticos situacionais em Saúde do Trabalhador, fortalecendo as estratégias locais de  prevenção e cuidado.

“Essas ações são fundamentais para ampliar a compreensão sobre a saúde do trabalhador dentro da Atenção Básica e para garantir que o cuidado seja integral, levando em conta o contexto social e laboral de cada pessoa”, destacou a técnica Bruna Omena.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]