Nesta quarta-feira, 29 de outubro, o Hospital da Cidade promoveu uma ação especial de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado no terceiro sábado de outubro. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a doença, incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, além de reforçar a importância da prevenção e do uso de preservativos.
A ação foi voltada tanto para colaboradores do hospital, quanto para pacientes internados. Durante a ação volante, uma palestra abordou temas como a importância da prevenção e da realização de testes rotineiros, as práticas do hospital em relação ao manejo de casos de sífilis, o protocolo de notificação existente na unidade hospitalar, além do tratamento e da necessidade de adesão correta e precoce à terapia. Também foram debatidos aspectos relacionados ao tratamento de recém-nascidos e o cenário atual dos casos de sífilis no município de Maceió e no estado de Alagoas, que ainda exigem atenção.
De acordo com o enfermeiro assistencial Gerônimo Moureira, que conduziu a atividade, a ação foi resultado de um esforço conjunto entre diferentes setores do hospital. “É uma ação conjunta dos setores de laboratório, educação continuada e o setor de epidemiologia, que trabalha com o controle de notificação compulsória intra-hospitalar", destacou.
O profissional completou: "Em conjunto com esses três setores, resolvemos fazer essa ação para conscientizar a população externa de gestantes e também reforçar aos nossos colaboradores o conhecimento sobre a sífilis. O foco é conscientizar cada cidadão externo para o combate e controle da infecção da sífilis. E o nosso colaborador hospitalar, nossos colaboradores, ter o conhecimento da doença para que possam também ter esse cuidado, que pode acometer qualquer um de nós, e orientar seus familiares, amigos e conhecidos”.
Durante a palestra, a técnica em enfermagem, Rafaela Raissa, abordou a importância de atividades de formação para a melhoria contínua da assistência. “Eu acho que ela é muito importante, que a gente sempre tem que estar tendo essas palestras para melhorar o nosso desenvolvimento. Isso se reflete no cuidado que nós profissionais temos com os pacientes”, afirmou.
Administrado pela organização social Maceió Saúde, o Hospital da Cidade tem se consolidado como referência em atenção hospitalar no município, com foco em qualidade, inovação e cuidado humanizado. A instituição é o primeiro hospital municipal da história de Maceió e vem fortalecendo suas ações educativas e de promoção da saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e a melhoria da assistência à população.
Fonte: Eberth Lins/ Ascom Maceió Saúde