Trinta e seis mil oitocentos e cinquenta estudantes da rede estadual participam, até o próximo dia 07, das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em todo o Brasil, a avaliação começou a ser aplicada na última segunda-feira (27) em Alagoas e vai medir a proficiência em língua portuguesa e matemática de estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e particulares.
A prova do Saeb é considerada o principal instrumento de diagnóstico da educação básica brasileira e seu resultado também é usado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nas escolas estaduais, a mobilização segue intensa, com ações de engajamento junto aos alunos que têm se destacado pela criatividade e inovação. O objetivo é reforçar a importância da participação e garantir que Alagoas alcance resultados cada vez mais expressivos na aprendizagem. “Educação em Alagoas é a nossa prioridade e você, aluno, precisa contribuir para que o estado dê exemplo e alcance as principais posições no ranking nacional”, explicou o governador Paulo Dantas.
Sobre o Saeb
Executado pelo Inep desde 1990, o Saeb reúne um conjunto de avaliações externas e em larga escala que permitem diagnosticar a qualidade da Educação Básica no Brasil e identificar fatores que interferem no desempenho escolar.
A avaliação ocorre a cada dois anos, na rede pública e em parte da rede privada, e seus resultados compõem o cálculo do Ideb. O processo conta com a aplicação de testes cognitivos, além de questionários respondidos por estudantes, professores, diretores e gestores municipais.
Próximas etapas do cronograma:
· 6/7 a 10/7/2026 – Divulgação dos resultados preliminares no Sistema Saeb e prazo para interposição de recursos
· A partir de 28/8/2026 – Divulgação dos resultados finais e dos pareceres dos recursos no Sistema Saeb
Fonte: Yasmin Henrique / Ascom Seduc