31 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Beneficiários com NIS final 9 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira
31/10/2025 às 09h30

Geral

JHC entrega reforma de Caps e garante permanência do serviço de saúde mental

Prefeito entrou na Justiça contra a venda do prédio onde funciona há 19 anos o Caps II Dr. Rostan Silvestre

Foto: Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, entregou, nesta quinta-feira (30), a reforma do Caps II Dr. Rostan Silvestre, na Jatiúca, em um dia duplamente simbólico: a unidade completou 19 anos de funcionamento e foi totalmente reformada pela Prefeitura. JHC assegurou que, diferente do que pretende o governo do Estado, ao lançar a unidade de saúde a leilão, o Caps será mantido e o atendimento garantido.

“Esse Caps é referência em saúde mental há 19 anos em nossa cidade. Agora, numa medida arbitrária, querem fechar e leiloar o Caps, deixando todas estas famílias desamparadas. Não vão conseguir, porque Maceió tem prefeito. Ajuizamos ação contra essa medida irresponsável que o governo do Estado quer tomar. Vamos seguir na defesa do povo de Maceió e da saúde pública em nossa cidade”, afirmou JHC, ao ressaltar que a ação judicial foi ajuizada para impedir o fechamento da unidade.

JHC disse estar feliz em ver o equipamento renovado e em funcionamento. “Os Caps são prioridade da nossa gestão, porque cuidar da saúde mental é cuidar das pessoas e de suas famílias”. O prefeito também citou a referência da alagoana Nise da Silveira, pioneira na defesa de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos mentais, afirmando que Maceió tem a responsabilidade de ser exemplo nesse tipo de atendimento.

O Caps II Dr. Rostan Silvestre, que integra a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município, atende adultos com transtornos mentais severos e persistentes e pessoas em sofrimento psíquico agudo, funcionando das 7h às 17h em regime de “porta aberta”. São 511 usuários ativos com prontuário na unidade, dentro de um universo de mais de 6.500 pessoas acompanhadas nos Caps de Maceió.

O investimento foi de R$ 1.7 milhão e garante mais conforto, acessibilidade e segurança para os usuários e profissionais que fazem do espaço uma referência em saúde mental na capital.

Com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e oficineiros, o Caps oferece consultas, oficinas terapêuticas, atividades de reinserção social e visitas domiciliares.

A requalificação contemplou pintura interna e externa, fachada, adequação de salas, troca de telhados, janelas e portas, rede elétrica e hidráulica, instalações hidrossanitárias e novos equipamentos.

A Prefeitura de Maceió está reformando os cinco Caps municipais, com um investimento total de R$ 4,1 milhões. Além do Dr. Rostan Silvestre, estão em obras as unidades Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro), AD Dr. Everaldo Moreira (Farol), Dr. Luiz da Rocha Cerqueira – Infantojuvenil (Serraria) e Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho).

Essas ações se somam a uma ampla transformação da rede municipal de saúde, que inclui o Hospital da Cidade - primeiro hospital público municipal, o Corujão da Saúde, o Saúde da Gente, o Olhar da Gente e a requalificação de 63 das 68 unidades básicas de saúde.


Fonte: Letícia Pascoalino/Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]