Trabalho do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, ficou em primeiro lugar na categoria tema livre no Congresso de Intervenções Cardíacas Valvares (Transcatheter Valve Intervention), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Este evento científico é um dos principais da América Latina na área do Implante Transcateter de Válvula Aórtica, a famosa TAVI.
O trabalho premiado recebeu o título “TAVI por acesso transcarotídeo em paciente com shaggy aorta: estratégia frente ao alto risco embólico em hospital público de Alagoas”. O estudo foi produzido pelos cirurgiões cardíacos Kleberth Tenório, Laio Wanderley, Diego Gregório, Peter Vidal, Jesus Saurith, José Leitão Neto e José Wanderley Neto, além da estudante Maria Clara Bulhões.
O coordenador do centro cirúrgico do Hospital do Coração Alagoano, Kleberth Tenório, explica que esse trabalho foi derivado de um dos 50 procedimentos transcateter realizados desde a inauguração na unidade.
“Pudemos mostrar a nossa experiência para o restante do Brasil, uma vez que poucos centros do país vinculados ao SUS [Sistema Único de Saúde] têm a estrutura que o Hospital do Coração Alagoano possui", frisou.
Os profissionais do equipamento de saúde 100% SUS também apresentaram mais um trabalho no evento, com o título “TAVI transfemoral em paciente nonagenário com vasculatura crítica: estratégia endovascular adaptada”.
Além da apresentação de trabalhos científicos, os médicos também participaram de debates sobre a cardiologia estrutural.
O congresso reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais da saúde do mundo todo. O evento foi uma oportunidade para promover atualização científica e o intercâmbio de experiências com a participação de cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares, intervencionistas e especialistas em imagem.
O que é TAVI?
O Implante Transcateter de Válvula Aórtica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para substituir uma válvula aórtica danificada. Em vez de uma cirurgia de peito aberto, uma nova válvula é levada até o coração através de um cateter, geralmente inserido pela virilha.
Esse procedimento permite uma recuperação mais rápida do paciente. Ele também representa uma opção para pacientes que não podem ser submetidos à cirurgia convencional, principalmente os mais idosos.
Fonte: Ascom Hospital do Coração Alagoano