Com Maceió cada vez mais linda, cresce também o interesse das pessoas em aproveitar as belezas naturais da cidade, como um banho de mar assistido. Por isso, a Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) segue investindo para que todos tenham acesso à saúde, lazer e bem-estar por meio do Projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar com conforto e segurança.
A família de Dona Elza Luso, por exemplo, chegou recentemente à capital alagoana e comemorou ao descobrir o serviço de inclusão oferecido pela Semesp.
“Eu e minhas irmãs trouxemos o nosso pai para curtir as férias aqui em Maceió. Ele tem mobilidade reduzida, mas sempre manifestou o desejo de tomar um banho de mar. Ficamos surpresos e encantados com esse serviço da cadeira anfíbia. Vamos divulgar para todos os nossos contatos”, contou Milca, filha de Augusto Reis Luso.
Vindos de Brasília, o pai e as filhas: Elza, Milca, Maria José e Maria do Socorro vão permanecer na capital alagoana até o dia 26 de novembro. Eles garantiram muitos dias de mar. "É notória a preocupação com o outro e a dedicação da equipe. Fomos muito bem atendidos. O estagiário Caio Henrique teve todo o cuidado com o nosso pai e ainda ficou à disposição para conduzi-lo ao mar sempre que desejasse”, completou Elza.
Para o secretário de Esportes, Eduardo Canuto, o Projeto Praia Acessível representa um compromisso com a inclusão e o acolhimento. “Esse trabalho é feito de forma muito humanizada. Queremos garantir que moradores e visitantes de qualquer lugar do mundo possam viver a experiência do nosso mar com dignidade e segurança. Cuidar das pessoas é o que move a Semesp”, destacou o secretário.
Como solicitar as cadeiras anfíbias?
O Projeto Praia Acessível funciona todos os dias, garantindo às pessoas com deficiência o direito ao lazer e ao banho de mar assistido. As cadeiras anfíbias possuem pneus que flutuam, permitindo uma experiência segura na água.
O solicitante pode permanecer com a cadeira por até sete dias, podendo utilizá-la em outros pontos da cidade ou do estado. O translado e a integridade do equipamento ficam sob responsabilidade da pessoa que fez o pedido.
É essencial que o usuário esteja acompanhado para aproveitar o banho de mar de forma segura. A Semesp disponibiliza ainda um estagiário para acompanhar os usuários todos os dias, das 9h às 14h, no Quiosque da Prefeitura de Maceió, localizado na praça Gerônimo Siqueira, em frente ao restaurante Dragão.
Fonte: Ascom Semesp