Os alunos do curso de Estradas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) visitaram, nessa sexta-feira (28), o canteiro de obras da AL-102 Norte. A obra vai proporcionar mais mobilidade urbana, melhorar o tráfego e está com seu primeiro trecho previsto para ser entregue até o primeiro semestre de 2026.
Durante a atividade, os estudantes acompanharam diferentes etapas da execução e puderam tirar dúvidas com a equipe técnica. Para o professor do curso de Estradas, Leopoldo Marcillo, a vivência em campo reforça o aprendizado adquirido em sala.
“O aluno sai da sala de aula e vem para um ambiente assim, extremamente rico de formação, de trabalho, e aí ele experimenta muito o que ele vai ter lá na frente quando tiver formado”, contou.
A obra da AL-102 Norte prevê um corredor principal dotado de vias com duas faixas de rolamento em ambos os sentidos, tendo cinco acessos: Praia da Sereia, Povoado Saúde, Ipioca, Paripueira e Praia de Tabuba. E, atualmente, estão sendo executados serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e outros serviços complementares que dão ritmo ao avanço da obra.
“Então, a gente costuma dizer que você tenta dar três, quatro aulas, mas numa visita dessa daqui o aluno tem um nível de informação que é gigante”, ressaltou Leopoldo Marcillo.
Os alunos, na reta final da formação, evidenciam como a visita técnica foi importante para ter noção dos conhecimentos aprendidos em sala de aula sendo colocados em prática.
“Como a gente está finalizando o nosso curso técnico, essa visita está sendo muito importante porque a gente está vendo coisas que a gente viu ao longo do ano e que a gente vai ver futuramente”, explicou Jaqueline Chaves, estudante do curso de Estradas do Ifal.
Fonte: Ascom Setrand