O Olhar da Gente contemplou a 16ª cidade, nesta sexta-feira (12). Foi a vez dos moradores de Anadia receberem os profissionais do programa para a realização de 250 triagens para cirurgias de catarata que serão realizadas no Hospital da Cidade, de forma célere e humanizada, na próxima semana. A ação de hoje foi acompanhada pela senadora Eudócia Caldas.
Uma das usuárias que teve sua esperança renovada foi Maria Cícera, moradora da cidade. "Achei o atendimento ótimo e rápido. Precisava dessa cirurgia há muito tempo e aqui já fiz meus exames e vou operar semana que vem. Só tenho a agradecer", comemora.
A senadora Eudócia Caldas, responsável por viabilizar o programa, acompanhou esse dia de triagens. "Cada cidade que vamos é uma grande emoção, pois vemos as pessoas precisando de cirurgias de catarata. Muitas vezes, há muitos anos, e com esse programa, em apenas duas semanas, esses pacientes já estão enxergando bem. O sentimento é de dever cumprido", afirma.
Nesta sexta-feira, os usuários passaram por exames laboratoriais, eletrocardiograma e avaliação oftalmológica para verificar as condições de saúde e saíram com as cirurgias marcadas. No próximo sábado, será operado o primeiro olho e na semana seguinte, o segundo olho. Os pacientes operados também contam com acompanhamento pós-operatório e distribuição de óculos escuros e colírio, para que a recuperação seja completa.
"Hoje, recebemos o projeto Olhar da Gente, uma iniciativa extremamente importante da qual tivemos a felicidade de ser contemplados. Temos uma demanda de cerca de 200 pessoas para atendimento, e estamos muito felizes em poder oferecer essa assistência. Sabemos o quanto é difícil para a população conseguir acesso à cirurgia de catarata, por isso este momento representa um avanço enorme para a saúde do nosso município”, destaca Glaucia Torres, secretária de Saúde de Anadia.
Para essa fase do programa, que contou com a articulação da senadora Eudócia Caldas, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde, foram investidos R$ 9,8 milhões e a realização de 10 mil cirurgias em 30 municípios. Foram contemplados os municípios de São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Rio Largo, Messias, Matriz de Camaragibe, Santana do Mundaú, Boca da Mata, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
Fonte: Ascom SMS