24 de janeiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Projeto Nossa Praia promove ação de conscientização ambiental na Praia do Gunga
24/01/2026 às 17h00

Geral

Maceió avança nas obras de 12 novos Gigantinhos e amplia vagas para a Educação Infantil em 2026

Abertura das unidades garante mais 5.400 vagas para a Primeira Infância na capital

Foto: Jonathan Lins

As obras de 12 novos Gigantinhos (Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs) avançam e aproximam-se da etapa final em diferentes bairros da cidade. O projeto - uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), possibilita o acréscimo de 5.390 vagas na Educação Infantil da capital. As novas unidades têm previsão de serem inauguradas em fevereiro, já para o início do ano letivo. A prioridade da gestão é suprir regiões com maior demanda por vagas em creches.

Os Gigantinhos seguem uma estrutura moderna e padronizada, com salas amplas e climatizadas, e espaços direcionados para atividades pedagógicas. As unidades também comportam áreas de lazer, convivência, refeitório e dependência para descanso. A intenção da gestão é que os ambientes tenham conforto, segurança e qualidade para acolher as crianças.

Das 12 novas unidades, nove serão abertas em fevereiro e três (Trapiche, Petrópolis e Conjunto Maceió I), em maio deste ano.

“A abertura dos novos gigantinhos reforça o compromisso da gestão do prefeito JHC com a continuidade do avanço significativo da educação municipal, especialmente em relação à ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil”, destacou o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério.

O gestor lembrou que, além dos gigantinhos, três novas escolas de Ensino Fundamental, incluindo a primeira bilíngue e a do Sesi, serão inauguradas entre fevereiro e março. Na programação de entregas constam também as construções de dois ginásios, duas quadras poliesportivas, uma grande reforma em escola e a ampliação de três gigantinhos.

Sobre o programa

O programa Gigantinhos, lançado em 2024 pelo prefeito JHC, integra o maior conjunto de investimentos estruturantes da Prefeitura de Maceió voltado à educação da primeira infância. O feito amplia o acesso das famílias a creches, fortalece a rede municipal e garante que as crianças sejam desenvolvidas com cuidado, proteção e estímulos adequados desde os primeiros anos de vida.

Em cinco anos, a Prefeitura de Maceió reduziu, de forma efetiva, o déficit histórico de vagas na Educação Infantil da capital alagoana, com a abertura de 13 gigantinhos. O resultado garantiu a ampliação de nove mil vagas, em 2020, para mais de 21 mil em 2026. Até o momento, a gestão do prefeito JHC já entregou 25 gigantinhos à população.

Confira os novos Gigantinhos:

- CMEI Ipioca, com 260 vagas;

- CMEI Garça Torta, com 260 vagas;

- CMEI Salvador Lyra (Conjunto Dubeaux Leão), com 260 vagas;

- CMEI Trapiche, com 260 vagas;

- CMEI Cidade Universitária (Conjunto Maceió I), com 600 vagas;

- CMEI Petrópolis (Conjunto Parque Petrópolis), com 600 vagas;

- CMEI Benedito Bentes (Conjunto Morada do Planalto), com 600 vagas;

- CMEI Benedito Bentes (Conjunto Oiticica), com 600 vagas;

- CMEI Novo Jardim (Cidade Universitária), com 600 vagas;

- CMEI Feitosa, com 250 vagas;

- CMEI Vergel, com 500 vagas;

- CMEI Levada, com 600 vagas.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]