Uma fiscalização do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas apreendeu 60 animais silvestres em feiras livres nos municípios de Maceió e Rio Largo, nesse domingo (1º).
As ações foram desenvolvidas com o objetivo de combater a comercialização ilegal de animais silvestres e contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência (DINT) e do setor de Inteligência do próprio BPA.
Na feira do bairro do Tabuleiro dos Martins, em Maceió, os policiais resgataram 29 aves, enquanto outros 31 animais foram encontrados na feira de Rio Largo.
Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram confeccionados contra os responsáveis por expor à venda e manter em cativeiro animais da fauna silvestre, prática considerada crime ambiental conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605, que trata dos crimes contra o meio ambiente.
Após a apreensão, os animais foram levados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde passarão por avaliação e processo de reabilitação, com posterior devolução ao habitat natural sempre que possível.
Como denunciar
O Batalhão Ambiental orienta a população a não adquirir, manter ou criar animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes e a buscar sempre informações antes de qualquer conduta que envolva a fauna. Muitas práticas culturalmente difundidas, como manter aves silvestres em gaiolas, configuram crime e contribuem para a redução da biodiversidade.
A denúncia é uma das principais formas de contribuir com o combate ao crime ambiental de cativeiro de animais silvestres e outras irregularidades. Por meio dela, as equipes podem atuar e interromper ciclos de maus-tratos e tráfico de animais. A população pode repassar informações relevantes sobre quaisquer práticas ilegais por meio do 190, pelo Disque Denúncia 181, ou diretamente com o BPA, pelo número (82) 98833-5879.
Fonte: Ascom PMAL