10 de fevereiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta
10/02/2026 às 20h00

Geral

Primeira-dama Marina Cândia destaca ampliação do acesso ao Implanon em Maceió

Implante contraceptivo de longa duração passa a integrar a rede municipal de saúde

Jonathan Lins/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), iniciou a oferta do implante contraceptivo subdérmico, o Implanon, na rede pública municipal, ampliando as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e à saúde da mulher. A iniciativa, encabeçada pela primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, tem o objetivo de reforçar políticas públicas que garantam autonomia e dignidade às mulheres maceioenses. 

O Implanon, que já é disponibilizado no Saúde da Gente Especialidades(Benedito Bentes), passa também a ser ofertado nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Paraíso do Horto (Amacop), II Centro (Praça da Maravilha), UDA Uncisal (Trapiche), UBS Antônio de Pádua (Petrópolis), UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Roland Simon (Vergel), UBS Ouro Preto, UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Jorge Duarte (Santa Amélia) e URS Maria da Conceição Paranhos (Jacarecica). 

Para Marina Cândia, a oferta do Implanon na rede municipal fortalece o planejamento familiar e reprodutivo e impactam diretamente a qualidade de vida das mulheres. “A ampliação do serviço reforça o compromisso da gestão municipal em promover uma política de saúde mais inclusiva, humanizada e centrada nas necessidades das mulheres de Maceió’’, destaca. 

O implante subdérmico é indicado para mulheres entre 14 e 49 anos e tem duração de até três anos. O único protocolo exigido para a implantação é a realização de uma consulta de planejamento familiar na UBS. Caso a unidade não realize o procedimento, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência.

Com eficácia superior a 99%, o Implanon libera continuamente o hormônio etonogestrel, que impede a ovulação e dificulta a passagem dos espermatozoides. Entre as principais vantagens estão a praticidade, a longa duração, a ausência da necessidade de uso diário e o fato de não interferir na relação sexual ou na amamentação. O método também contribui para a redução das cólicas menstruais e pode ser utilizado por mulheres que não podem fazer uso de contraceptivos com estrogênio.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]