Fevereiro chegou, e no período carnavalesco, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital se mostra uma valiosa aliada de quem busca praticidade na festa. A versão eletrônica do documento permite a identificação diretamente pelo celular, e já está nos aparelhos de aproximadamente 900 mil alagoanos.
Para obter a via digital, o usuário deve instalar o aplicativo Gov.br (disponível para Android e iOS) e acessar a aba “Documentos”. Em seguida, selecione a opção “Carteira de Identidade Nacional” para visualizar o documento. O processo é simples, rápido e garante o acesso à cidadania de maneira universal.
“Ao utilizar a Carteira de Identidade Nacional no aplicativo, garantimos mais praticidade e segurança durante a folia. Isso reduz significativamente o risco de perdas, furtos ou roubos do documento físico, permitindo que a diversão aconteça com mais tranquilidade”, reforçou o superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira.
Além da praticidade, a CIN Digital agiliza atendimentos em situações de emergência e o acesso a serviços públicos, além de reforçar a segurança do cidadão. Vale lembrar que a versão eletrônica é gratuita e possui validade em todo o território nacional.
A orientação é que os foliões priorizem atitudes responsáveis, cuidando da saúde, da segurança e dos seus direitos. Afinal, aproveitar a festa com tranquilidade também passa por ter a cidadania sempre à mão — mesmo no balanço do trio elétrico e das orquestras de frevo.
Fonte: Ascom Polícia Científica