13 de fevereiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos
13/02/2026 às 13h00

Geral

Carnaval: Hospital Escola Dr. Helvio Auto orienta sobre prevenção às ISTs e doenças infectocontagiosas

Referência em doenças infectocontagiosas, hospital amplia acesso à Profilaxia Pós-exposição (PEP) sem necessidade de encaminhamento

Foto: Ascom HEHA

Com a chegada do Carnaval, período marcado por grande circulação de pessoas e aumento das interações sociais, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências de Alagoas (Uncisal), referência no tratamento de doenças infectocontagiosas em Alagoas, alerta para os cuidados com as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e outras doenças infecciosas no período. A orientação é que a população aproveite a folia com responsabilidade, adotando medidas de prevenção antes, durante e após o período carnavalesco.

Segundo a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do HEHA, Lygia Antas, a informação e o acesso aos serviços de saúde são fundamentais para reduzir os riscos. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também exige atenção com a saúde. Muitas ISTs podem ser evitadas com medidas simples, como o uso do preservativo e a busca por testagem e orientação nos serviços de saúde”, ressalta.

A especialista destaca a prevenção combinada como a principal estratégia adotada atualmente no enfrentamento das ISTs. “Falamos em prevenção combinada porque não existe apenas uma forma de se proteger. É a soma de estratégias, como preservativo, testagem regular, tratamento adequado, vacinação e o uso da PrEP, que é a profilaxia pré-exposição e da PEP, profilaxia pós-exposição, que garante maior proteção”, explica Lygia Antas.

Neste Carnaval, o alerta do Hospital Escola Dr. Helvio Auto está alinhado à campanha nacional do Ministério da Saúde, que intensifica o enfrentamento às ISTs durante o período festivo, incentivando o uso do preservativo e ampliando a divulgação das profilaxias contra o HIV como ferramentas eficazes de prevenção.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é indicada para pessoas que não vivem com HIV, mas que apresentam maior vulnerabilidade à infecção. “A PrEP é um medicamento de uso contínuo que, quando tomado corretamente, impede que o vírus se estabeleça no organismo, mesmo em situações de exposição”, destaca a coordenadora do SAE.

Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) deve ser utilizada em situações de possível contato com o HIV, como relações sexuais desprotegidas, rompimento do preservativo ou violência sexual. “A PEP é uma medida de urgência e precisa ser iniciada o quanto antes, preferencialmente nas primeiras horas após a exposição, e no máximo até 72 horas. Quanto mais cedo, maior a eficácia”, ressalta Lygia Antas.

Durante todo o ano de 2025, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto realizou 827 atendimentos para Profilaxia Pós-exposição (PEP) ao HIV com acompanhamento dos casos em seu ambulatório.

A coordenadora também chama atenção para o acesso facilitado ao serviço. “A PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS e, no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, a pessoa pode procurar atendimento diariamente, 24 horas, sem necessidade de encaminhamento”, enfatiza.

Durante todo o período do Carnaval, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto funcionará 24 horas, garantindo assistência à população referenciada e para PEP (sem necessidade de encaminhamento). A recomendação é que qualquer pessoa que tenha suspeita de exposição procure a unidade o mais rápido possível.


Fonte: Ana Paula Tenório / Ascom HEHA

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]