Dólar com. 5.5655
IBovespa 3
22 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel INSS: 714 mil já aderiram a acordo para ressarcir descontos ilegais
27/02/2013 às 16h45

Geral

Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança o livro A Bulha Galinácea

De autoria do escritor alagoano Tainan Costa Canário, obra é uma das seis selecionadas através do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária 2012

A editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, integrante do sistema Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) lança, no próximo dia 9 de março, no Rex Bar, o livro A Bulha Galinácea e os Escritos Galiformes, do escritor alagoano Tainan Costa Canário. A obra foi uma das seis selecionadas através do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária 2012, cujo objetivo é fomentar a literatura no Estado.

Tainan Costa Canário é escritor, professor, ator e desenvolve trabalhos ligados ao mercado editorial e à literatura. Foi premiado na primeira e na segunda edição do concurso Alagoas em Cena, na categoria poesia, além de ter seus poemas selecionados pelo Sesc Alagoas para o projeto Poesias em Cena. O autor também é o criador do selo independente Edições Canárias, pelo qual lançou as obras Duo (2004), em parceria com Beto Brito, e Açougue (2007).
 
“Há uma certa dose de cinismo no que escrevo. No sentido de desacreditar os desejos criados pela sociedade e as convenções sociais. A necessidade de status, o ego latente da vida em sociedade, tudo isso, a meu ver, precisa ser de alguma forma refutado”, explica Tainan, sobre os poemas e textos em prosa presentes em A Bulha Galinácea.
 
O escritor explica que os seus textos estão sempre inseridos em contextos sociais irônicos, e que encontra na literatura um gesto de desconfiança que precisa ser exercido socialmente. “Para mim, um dos papéis fundamentais que a arte pode adquirir é expor as frivolidades da vida social e fazer escárnio delas”, afirma.
 
Na condição de escritor e professor de produção de texto, Tainan é incisivo quando o assunto é mercado editorial em Maceió. "A ideia de que em Maceió não há livrarias grandes porque aqui não há público para a venda de livros virou quase uma lenda urbana, da qual eu desconfio. Cria-se a livraria com uma atmosfera de coisa elitista, direcionada para poucas pessoas. E em Maceió a suposta elite é, a meu ver, microscópica e não tem os livros como prioridade. Livros são produtos de massa e não deveriam ser tratados de forma diferente”.
 
Depois de A Bulha, Tainan pensa em dedicar-se à prosa e planeja produzir um livro de contos, um roteiro de quadrinhos, um de cinema e uma peça de teatro, todos já parcialmente encaminhados. O evento de lançamento do livro será gratuito e terá início às 21h.
 
Para mais informações: 3316-1315 e 8826-7013.


Fonte: Assessoria/Divulgação

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]