As atrações culinárias do Mercado Público de Jaraguá, como a tradicional feijoada e o café-da-manhã regional, estão entre os pratos de 30 bares, restaurantes e similares qie são o assunto do livro Guia da gastronomia popular de Alagoas, de autoria da jornalista Nide Lins. O livro foi lançado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos no último dia 1º de novembro, durante a VI Bienal do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
O livro, de 132 páginas, conta com 30 experiências que a jornalista registrou em bares, restaurantes e similares e conta, inclusive, com ilustrações dos pratos, mapas indicando como chegar aos lugares e horários de funcionamento. Entre os locais que constam no Guia da Gastronomia Popular de Alagoas, está o Mercado de Jaraguá.
Na obra, Nide Lins dá destaque à tradicional feijoada, servida pelos quatro restaurantes instalados no mercado a preços acessíveis, e ao café-da-manhã regional, com carne de boi, de carneiro ou de galinha guizada. A jornalista também fala sobre a vocação turística do mercado através de sua gastronomia. “Localizado no bairro que guarda parte da história de Maceió, com patrimônio arquitetônico valioso, o Mercado de Jaraguá é também uma ótima pedida para quem deseja fazer uma imersão nos sabores mais tradicionais da gastronomia popular alagoana”, diz a autora no livro.
Na obra, Nide Lins fala sobre a grande procura pela feijoada, que é servida pelos quatro quiosques de alimentação do Mercado de Jaraguá, de segunda a sábado. A jornalista também fala sobre o café-da-manhã. Segundo ela, “uma referência da cozinha regional”.
A autora
Alagoana, Nide Lins é jornalista e escreve há mais de 15 anos na imprensa local sobre gastronomia e turismo. É considerada uma das principais referências da área. Ela escreve sobre o assunto, inclusive, em seu blog no portal TNH1.
Pólo gastronômico
Devido à boa comida que é oferecida no Mercado de Jaraguá, o estabelecimento pode se tornar atração turística, se transformando em um pólo gastronômico após seu processo de requalificação. O projeto é da consultora Perolina Lyra, especializada em turismo. O assunto começou a ser discutido em abril, entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Alagoas.
Por conta de sua localização no bairro histórico de Jaraguá, o mercado possui forte apelo cultural. Tanto que o estabelecimento foi palco do lançamento do São João de Maceió deste ano, em evento no início do mês de junho. “O mercado fica em um bairro tombado pelo patrimônio histórico. Além disso, é muito próximo do Centro de Convenções, que sempre conta com eventos nacionais e internacionais durante o ano. Tudo isso deve ser levado em consideração”, lembra a secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema.
O Mercado
O Mercado Público de Jaraguá, situado no histórico bairro de Maceió, tem a gastronomia como seu ponto forte.O prédio ainda abriga lojas de empreendimentos de Economia Solidária que comercializam artigos de artesanato da terra. Além disso, há boxes destinados a venda de frutas, verduras, artigos de papelaria e alguns serviços.
O estabelecimento é um dos primeiros objetos do processo requalificação de mercados e feiras de Maceió que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria, em parceria com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Com 57 boxes ao todo, o Mercado, que fica na Avenida Comendador Leão, em Jaraguá, funciona de segunda a sábado, das 7 às 16 horas.
Fonte: Ascom Semtabes