O governador Teotonio Vilela Filho reinaugurou nesta sexta-feira (11) o II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no bairro do Poço, após conclusão de reforma e reestruturação realizada pelo Governo do Estado. Foram investidos R$ 2,9 milhões em recursos do Tesouro Estadual na obra que faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa.
Teotonio ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Maceió favorece a população. “Este II Centro foi inaugurado há mais de 50 anos pelo então governador Muniz Falcão e nunca mais recebeu nenhuma reforma. Nós reformamos e estamos entregando ele totalmente novo e equipado”, afirmou.
O prefeito Rui Palmeira agradeceu o apoio que tem recebido do Governo do Estado. “Quero agradecer ao governador por essa parceria que a saúde de Maceió precisa. Essa unidade será um Centro de Referência e é o ganho para o município que não possuía um Centro com essa estrutura”, afirmou.
Palmeira também destacou a parceria na construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital. “O Governo está construindo duas Upas no Benedito Bentes e na Cabo Reis que serão administrados pelo município. Desde o início, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro e o governador já garantiu o aporte de mais recursos para outras reformas e construções na rede de saúde do município”, ressaltou Rui Palmeira.
Familiares do médico Diógenes Jucá Bernardes, que dá nome ao II Centro também estiveram presentes à solenidade. “Agradeço ao governador e ao prefeito e a toda essa comunidade que faz parte do governo, essa homenagem justa porque o meu pai foi um homem de uma dignidade sem precedentes e eu espero que esse posto de saúde passe a ser uma marca do que ele foi”, disse Diogenes Jucá Bernardes Filho.
O II Centro
Durante a solenidade, foi assinado o repasse da unidade para o município que, a partir dessa transferência, será administrada pela Prefeitura de Maceió. A unidade de saúde vai ofertar consultas especializadas, exames para diagnósticos e tratamentos, realizados mediante encaminhamento médico regulado pelo Complexo de Regulação de Serviços de Saúde (Cora) de Maceió, em dias úteis, das 7h às 21h.
Com sua estrutura física totalmente reformada e reestruturada, os 1.340 m² da unidade dispõem de área verde, corredores de ventilação, sistema de comunicação visual, rede de lógica, barreira radiológica, consultórios e salas climatizadas, mobília e equipamentos novos, além de segurança patrimonial. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o projeto foi pensado com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários às informações.
O II Centro vai ofertar consultas na especialidade de ginecologia, mastologia, oncologia, urologia, cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, proctologia, dermatologia, otorrinolaringologia, geriatria, psiquiatria, odontologia, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social. Inicialmente, a unidade vai disponibilizar também exames diagnósticos de eletrocardiogramas, testes de Holter, monitoramentos ambulatoriais da pressão arterial (MAPA), radiografias, videocolposcopias e testes de identificação da tuberculose (PPD e baciloscopias).
A unidade vai sediar ainda os serviços de referência Unidade Sentinela para Influenza e Vacinas do Viajante, além do setor de vacinação, que vai atender à demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento médico regulado pelo Cora. Com a reestruturação, o II Centro passa a sediar o Serviço de Referência Estadual para Tratamento de Tuberculose, compor a Rede Estadual de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, prestando assistência ambulatorial especializada de média complexidade, com ênfase na saúde da mulher e do homem.
Fonte: Agência Alagoas