A mobilidade urbana de Maceió ganha um novo capítulo nesta quarta-feira (18) com a inauguração da Avenida Josefa de Mello, via de acesso que vai ligar os bairros de Cruz das Almas e Barro Duro, unindo as avenidas Comendador Gustavo Paiva e Márcio Canuto. A entrega da via, que vai contribuir significativamente para a diminuição dos congestionamentos na região, custou R$ 15 milhões, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada (Multiplan e Companhia Brasileira de Distribuição – Grupo Pão de Açúcar) e reforça o compromisso da gestão Rui Palmeira com a melhora da mobilidade na capital.
A Avenida Josefa de Mello tem mais de dois quilômetros de extensão e contará com pista dupla, calçadão, ciclovia e iluminação, além da passagem de nível. Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a obra é mais um importante passo para a otimização da mobilidade na capital alagoana.
“Uma obra que, certamente, vai contribuir para desafogar o transito de Maceió. A via foi construída com drenagem bem feita e com contenção de encostas. Um projeto executado com total exigência, considerando a importância e influência positiva para a vida do cidadão maceioense”, disse ele.
Palmeira falou também das alterações que foram feitas ao longo do projeto. “A passagem de nível não estava no projeto original, então, após avaliação, resolvemos mudar. Com um semáforo no fim da avenida, criaríamos um outro gargalo no trânsito. Então, tivemos que investir mais para fazer o viaduto e entregaremos uma obra definitiva para a cidade de Maceió”, reforçou o prefeito.
Para melhor atender a população, as ruas no entorno da nova avenida também vêm recebendo, além dos serviços de iluminação, os de infraestrutura e limpeza urbana. “A avenida vai beneficiar as partes alta e parte baixa da cidade. Uma obra completa com drenagem, pavimentação, pontos de ônibus e sinalização tanto horizontal quanto vertical”, complementou o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanização, Roberto Fernandes.
Iluminação
Um dos destaques da nova avenida será a estrutura de iluminação, no local a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) instalou mais de 200 luminárias, oito projetores, 21.329 metros de cabos, 91 postes de concreto, 26 de postes metálicos, três subestações de 45 kva e 500 metros de rede de distribuição totalizando um investimento de mais de R$ de 1,8 milhão.
Fonte: Secom Maceió