Coordenador do curso de inglês, Manoel Vieira diz que cooperativa tem sido recebida com otimismo
Um novo modelo de cooperativa está para surgir em Maceió, mais precisamente por trás da antiga reitoria, na Rua Sete de Setembro, 26, no bairro do Centro. Trata-se da escola de idiomas Unilínguas. O quadro de profissionais é proveniente da Casa de Cultura Britânica (CCB) em 90%, de acordo com o cooperado Rodrigo Diniz. São 16 ao todo.
Ele afirma que a proposta da nova escola é oferecer aos alunos ensino com docentes graduados no curso de Letras ou em formação, além da vivência profissional do idioma. A princípio, a língua inglesa será ofertada.
“A Uni-Línguas surgiu com a junção de vários professores de idiomas, não só de inglês para suprir a necessidade de mercado, mas outras línguas. Os preços das escolas de Maceió são exorbitantes, então nossa proposta é oferecer um curso de línguas a preço mais acessível”.
A cooperativa nasceu diante da determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) que exige somente a atuação de profissionais e alunos ligados à Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas, nas Casas de Cultura do Espaço Cultural.
Com isso, os estagiários do curso de Letras da Ufal serão os protagonistas do projeto de extensão, modelo tradicional de funcionamento dos cursos de língua estrangeira.
De acordo com o coordenador interino do curso de inglês, Manoel Vieira, que também vai para Unilínguas, os profissionais que não são da Ufal, mas sim ligados à Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), terão que se desligar em 2015. Porém, ele afirma que a alternativa de organizar uma cooperativa tem sido vista com otimismo pelos profissionais e alunos.
“O que seria uma dificuldade para nós, hoje as portas se abriram. Temos recebido o apoio dos alunos. Têm alunos nos oferecendo máquina de Xerox, outro que é bombeiro nos orientando sobre a segurança. O mais importante é que a qualidade de ensino vai ser a mesma”, conclui Manoel.
As informações sobre matrícula no Unilínguas estão no site www.unilinguasalagoas.weebly.com. A previsão é de que as primeiras aulas sejam iniciadas no mês de agosto, com perspectiva para a abertura de turmas de Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e outras línguas. A mensalidade custará R$ 85 com duas aulas durante a semana.
“A partir do momento que o boleto estiver pago, pelo sistema, o aluno estará automaticamente matriculado”, disse Manoel ao se referir às matrículas pelo site.
Fonte: Tribuna Hoje