Fé e o amor pela terra marcaram festa da Padroeira de Nossa Senhora de Sant’Anna; cerimônia teve a presença do secretária Álvaro Vasconcelos
Entre as características que fazem do sertanejo um povo único, as mais marcantes são a fé e o amor pela terra quase sempre rachada pelo sol inclemente. Essas duas características ficaram novamente explícitas, nesta semana, em uma tradição secular revivida em Santana do Ipanema, município localizado a 205 quilômetros de Maceió: a festa da Padroeira de Nossa Senhora de Sant’Anna.
Um dos momentos mais belos da festa foi visto na última quinta-feira (16), quando um cortejo de 1.410 carros de boi transportou a imagem da santa no trajeto entre o Parque Isaías Vieira Rêgo, onde fica a sede da Associação dos Carreiros do Sertão, e o Centro da cidade. Todos os anos, a chegada da imagem da Santa trazida pela Procissão dos Carreiros é celebrada com uma missa. Uma chuva fina caiu durante a cerimônia, o que foi interpretado pelos santanenses como uma bênção.
A cerimônia teve a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que levou a mensagem do governador Renan Filho aos romeiros de municípios como Olivença, Monteirópolis, Canapi, Inhapi, Dois Riachos e Senador Rui Palmeira.
“O governador Renan Filho me pediu que viesse até Santana para declarar nosso apoio ao povo sertanejo e suas tradições. Festas tradicionais como esta não podem jamais desaparecer. Devem crescer e servir de exemplo às futuras gerações. Essa é uma tradição que deve ser mantida e honrada como patrimônio cultural do homem do semiárido”, ressaltou o secretário.
De acordo com o padre Adauto Vieira, a procissão remonta os tempos da colonização da região, por volta de 1815, quando os irmãos Martins e Pedro Vieira Rêgo, fundadores da cidade, difundiram sua devoção pela santa. “A religiosidade nessas festas é impressionante. Estamos muito felizes com a edição deste ano. Esse alto número de carreiros mostra que as pessoas ainda são sensíveis ao caráter religioso da festa, e não apenas à questão folclórica”, disse o padre.
A presidente da Associação dos Carreiros do Sertão, Cleide Souza Ferraz, comemorou o sucesso da procissão deste ano, a 15ª organizada pela entidade. “Os carreiros estão muito felizes. Entregamos nosso destino mais uma vez nas mãos de Sant’Ana e tenho certeza de que ela vai continuar nos abençoando. Agradecemos pelo apoio do Governo do Estado, representado pelo secretário Álvaro Vasconcelos, que foi decisivo para que a festa deste ano reunisse tantas pessoas”, disse a organizadora da procissão.
Fonte: Assessoria