A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) assumiu, nesta terça-feira (28), a operação do Novo Sistema de Abastecimento de Água do Alto Sertão, construído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O início da operação coincidiu com a inauguração da estrutura pelo governador Renan Filho, pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e pela secretária Maria Aparecida, da Seinfra.
O novo sistema passa a operar de forma integrada com o sistema existente, beneficiando cerca de 130 mil pessoas nos oito municípios operados pela Casal na região sertaneja: Delmiro Gouveia, Pariconha, Olho D’água do Casado, Piranhas (povoado Piau), Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi.
A água é captada diretamente no Canal do Sertão e transportada para a Estação de Tratamento (ETA), de onde é distribuída pelas adutoras existentes para a população da região. Esse sistema é considerado o mais moderno do Brasil. A Estação de Tratamento de Água, por exemplo, é totalmente automatizada e tem capacidade para tratar 400 litros de água por segundo.
De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, o projeto do novo sistema também prevê a recuperação das estações elevatórias de água tratada que enviam o líquido para Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi, o que deverá ocorrer numa segunda etapa, à medida que os recursos forem liberados pelo governo federal.
Fonte: Agência Alagoas