O Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon), comemorando seus 25 anos de existência, realizou na manhã desta sexta-feira, 05, uma solenidade na unidade, localizada no bairro do Bebedouro.
Foram convidados o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio Lima; o subcomandante geral, coronel Louvercy Monteiro; o comandante do CPC, o coronel Claudivan Gomes de Alburquerque; O comandante do 59º BIMtz, o coronel EB Julio César Marcário; Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal, Sr. Remi Gomes de Alcântara.
A abertura do evento foi realizada com a apresentação da tropa montada ao comandante geral PMAL, prosseguindo com o toque instrumental do Hino Nacional, por meio da Banda Sinfônica da Polícia Militar. Houve a entrega de certificados, em homenagem às autoridades e personalidades que contribuíram na atuação da unidade desde a sua criação até a presente data.
Foram agraciados os coronéis Marcos Sampaio; Dalmo Sena Sampaio; Nerecinor Sarmento Pereira Filho, merecendo destaque por ter sido o primeiro comandante da unidade; o coronel Wilson da Silva; o coronel Ronaldo dos Santos; o coronel José Ferreira Filho e militares da reserva remunerada que fizeram história na Unidade.
Durante o seu discurso o comandante geral, Marcos Sampaio, citou a importância do regimento e parabenizou as ações da tropa. “A cavalaria tem um papel fundamental no policiamento urbano e rural do Estado, atingindo lugares de difícil acesso com o objetivo de obter resultados positivos. Expressamos nossa gratidão a todos os que contribuíram para o grande avanço do Regimento.”, disse o coronel.
Foi realizada a homenagem ao cavalo Bazuca, devido ao respeito, carinho e gratidão, além de ser o último cavalo ainda vivo, atualmente aposentado, que foi comprado, na época, vindo do Rio Grande do Sul para a implantação da unidade.
A solenidade tomou prosseguimento com a canção do Hino da Cavalaria e o Desfile da Tropa Montada em continência ao Comando Geral. Durante o evento houve um momento de descontração com um coffee break, logo em seguida, houve um Seminário de Policiamento Montado, realizado no auditório da Unidade.
As palestras foram iniciadas pelo comandante do Regimento de Policiamento Montado de Alagoas, tenente coronel Ramon Oliveira, cujo Tema Visão Geral do Policiamento Montado na Atualidade Emprego da Tropa de Evolução do Equipamento, seguidas dos demais palestrantes, o tenente coronel da Polícia Militar de São Paulo, Everton Ruben Rodrigues da Cunha; tenente coronel da polícia militar de Pernambuco, Eduardo Marcelo de Albuquerque Sougey; o major da Polícia Militar da Bahia, Aloysio Herwans dos Santos Souza e o major da Polícia Militar de Sergipe, Claudionor dos Santos Junior.
O Seminário teve o objetivo de compartilhar informações, apresentando a situação atual dos Regimentos dos Estados de Alagoas, Sergipe, São Paulo, Bahia e Pernambuco, com palestras e discussões entre autoridades coirmãs.
Fonte: Ascom PM/AL