Dólar com. 5.6537
IBovespa 3
29 de abril de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Contas externas têm saldo negativo de US$ 2,2 bilhões em março
15/08/2016 às 12h31

Política

Senado: Comissão sabatina indicados para embaixadas em Colômbia, China e Itália

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se na próxima quarta-feira (17), às 10h, quando deve sabatinar os indicados para as embaixadas do Brasil na Colômbia, na China e na Itália. Se aprovadas pela comissão, as indicações ainda terão que ser confirmados pelo Plenário do Senado.

O diplomata Julio Glinternick Bitelli é indicado para o cargo de embaixador do Brasil na Colômbia. Ele nasceu em Santo André (SP), em 1960. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, em 1983, e dois anos depois entrou para a carreira diplomática. De acordo com o relatório da senadora Ana Amélia (PP-RS), Julio Bitelli já recebeu condecorações nacionais e estrangeiras.

Para representar o Brasil na China, cumulativamente com a representação brasileira na Mongólia, o indicado é o diplomata Marcos Caramuru de Paiva. Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 1954, Marcos Caramuru de Paiva formou-se em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1975, mesmo ano em que ingressou na carreira diplomática. O relator da matéria é o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES),

Já para a embaixada brasileira na Itália, o indicado é Antonio de Aguiar Patriota. Ele vai acumular o cargo com as representações do Brasil em Malta e San Marino. Patriota nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1954. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de Genebra em 1975, e três anos depois entrou para a carreira diplomática. Entre 2011 e 2013, no primeiro governo de Dilma Rousseff, Patriota foi ministro das Relações Exteriores. O relatório de sua indicação está a cargo do senador José Agripino (DEM-RN).

Abin

A CRE volta a se reunir na quinta-feira (18), às 10h, para sabatinar Janér Tesch Hosken Alvarenga, indicado para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Janér Alvarenga é graduado em Matemática, tem 55 anos de idade e mais de 30 como oficial de inteligência da Abin. Depois da sabatina na CRE, a indicação ainda será votada no Plenário do Senado. O relator da matéria e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]