Dólar com. 5.645
IBovespa 3
20 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Atividade econômica tem alta de 1,3% no primeiro trimestre
14/09/2017 às 08h40

Política

Lobão: dos filmes pornôs à política

Vereador mais votado de Maceió, tem como referência político o ex-governador Eduardo Campos

Vereador Lobão Foto: Afrânio Aquino

* Eliane Aquino

Quando a Justiça Eleitoral começou a divulgar o resultado da eleição para vereador em Maceió, no ano passado, a surpresa ficou por conta da votação recorde de Lobão, cantor e compositor da banda de rock Cheiro de Calcinha, e ex-produtor de filmes pornôs. Com exatos 24.969 votos, Anivaldo Luiz da Silva, hoje com 40 anos de idade, foi eleito para representar o povo de Maceió na Câmara Municipal de Vereadores, pelo PR, partido comandado no estado pelo Ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Sem conseguir engatar um debate político na campanha, Lobão acabou subestimado por muita gente, embora tenha obtido boas votações nas eleições em que disputou, em 2014 e 2016 para deputado estadual e em 2012 para vereador da capital, as três pelo PSB. Da periferia da capital, Lobão já teve que ralar muito para sobreviver e tentar realizar o sonho de músico. Para isso, foi de carona a São Paulo em busca de gravadores e até de espaço na MTV, tentou virar empreendedor em Alagoas, e acabou mesmo produzindo e vendendo filmes eróticos na cidade.

Com o ensino médio concluído, trabalho em uma fábrica de brinquedos na Vila Brejal no currículo, Lobão descobriu o caminho da política na expectativa de que isso o levasse aos palcos de sucesso como roqueiro.  Através de um amigo do PSB e militante da juventude do partido, ele assinou em 2004 a ficha de filiação e lá recebeu apoio para alguns de seus eventos da vereadora Tereza Nelma, hoje no PSDB. Gostou da política e decidiu se candidatar a deputado estadual em 2010.

Nessa eleição, Lobão obteve 2.115 votos, 99% de maceioenses. E em 2012, entrou de novo no jogo eleitoral para disputar um mandato de vereador, o que lhe rendeu 3.750 votos, mas não conseguiu se eleger. Em 2014, por pouco não chegou à Assembleia Legislativa Estadual, com quase 15 mil votos. Em 2016, já filiado ao PR, ele consegue o diploma de vereador como o mais votado, com cerca de dez mil votos à frente da vereadora Tereza Nelma, a segunda maior votação no pleito. Como ele se sente com essa vitória? “Agradecido ao povo pelo trabalho”, responde, sempre que lhe fazem essa indagação.

Lobão chega diariamente à Câmara Municipal de Vereadores, carregando nas costas uma mochila cheia de papeis e CDs com músicas compostas e gravadas por ele. Tem sempre alguém que ele encontra pela rua que se declara seu fã, ganha selfie e um CD da banda Cheiro de Calcinha. Calça jeans, tênis e uma camiseta preta, ostentando o nome de sua banda na frente e os nomes de suas músicas atrás, é a indumentária do vereador que divide bancada no plenário com colegas de terno ou de camisas sociais. Mas ele jura que não sente nenhuma discriminação na Casa.

Até agora, oito meses após assumir o mandato, Lobão ainda não arriscou discursos no plenário da Câmara, prefere se manter afastado dos debates polêmicos e deu entrada em apenas dois projetos de lei, o que criou o Dia Municipal do Rock, no segundo sábado de janeiro, já aprovado e sancionado, e um que prevê redutores de velocidade em faixas de pedestres junto a hospitais e instituições de ensino, em tramitação nas comissões. Mas promete encaminhar à pauta da Casa, até o final deste ano, matérias “relevantes” para a cidade e para a população mais “necessitada” da atenção do poder público.

Para ele, a referência política é o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo durante a campanha para presidente do país em 2014. Já quem na política não tem o respeito de Lobão, são, segundo ele, “os que usam o nome de Deus em vão” para conseguir votos e ludibriar o eleitor. Hoje, na Câmara Municipal de Maceió, faz parte da bancada de apoio ao prefeito Rui Palmeira (PSDB).

A tenda, os banheiros públicos e a casa de apoio

Vendendo seus DVDs de filmes pornôs na Praça Guedes de Miranda, na Ponta Grossa, antes de “virar” político, Lobão descobriu, enfim, a necessidade de ações públicas em favor de quem mais precisa. “Estávamos todos ali, vendendo cada um os seus produtos, quando caiu uma chuva de repente, muita gente perdeu materiais, todos correndo tentando salvar o que podia”, conta ele. “Aí pensei que uma tenda ajudaria a evitar esse tipo de transtorno”, acrescenta.

Tão logo a chuva passou, Lobão se meteu a medir a praça e com as medições anotadas foi em busca da SMCCU (Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano) para solucionar o problema. “Fui bem atendido, mas recebi um não”, diz o vereador, que não desistiu. Procurou uma empresa que alugava tendas, fez as contas, e viu que seu dinheiro dava para pagar o aluguel de duas delas por 15 dias. A empresa acabou deixando mais tempo.

“Aí eu arrumei um emprego com Kátia Born, na Secretaria da Mulher, e recebia mil reais. Cem reais eram para comprar CDs para gravar e vender minhas músicas, e 900 reais eu bancava a estrutura das tendas”, lembra Lobão. Quando se candidatou a primeira vez e recebeu mais de 2 mil votos, a SMCCU já mudou de opinião e decidiu ajudar os comerciantes da Praça Guedes de Miranda, a pedido de Lobão. A justificativa inicial de que as tendas obstruíam as ruas, deixou de existir.

Depois de eleito vereador, Lobão comprou as tendas. “Custou R$ 18 mil, comprei parcelado, em quatro vezes”, informa.

Com esse problema resolvido, ele percebeu que faltava banheiro público em locais estratégicos em Maceió. E passou a defender isso com unhas e dentes. Hoje, a manutenção dos banheiros públicos da Rua das Árvores, no Centro, e na Praça dos Palmares, é bancada pelo salário de Lobão como vereador. Ele também ajuda pessoas da periferia a melhorar seus imóveis e custeia outras ações sociais do próprio bolso. “Tiro a feira”, confessa, sobre os 11 mil reais que recebe do legislativo municipal.

O mais novo projeto social de Lobão é uma casa de apoio aos parentes e acompanhantes de pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE). “Vou conseguir”, avisa, determinado.

O vereador, roqueiro

Lobão diz que tem como conciliar a vida de roqueiro com a política. Casado, sem filhos, ensaia à noite após as sessões da Câmara e faz shows nos fins de semana. “Não falto a nenhuma sessão e me esforço para cuidar da banda”, assegura.

A banda Cheiro de Calcinha é formada por ele e mais três componentes. Uma das músicas mais tocadas é a “A mulher do delegado”, considerada por ele “uma febre” de aceitação popular. Veja a letra:

A Mulher do delegado

(Lobão)

Ela é demais, me molha de paixão
O nosso namoro é muita curtição
Só tem um probleminha a nossa relação,
Esse probleminha é que ela tem um maridão
Que anda de camburão e tem um revolvão
É muito invocado e tem a chave da prisão
É temido na região e não gosta de ladrão
E a gente adora quando ele dá plantão
A mulher do delegado é muito boa
A bicha é boa e gosta de brincar
Depois que eu brinquei com ela eu não sei por que
Que agora todo o distrito quer me pagar
Quer me pegar ... mas é só para conversar

Filmes pornôs, apenas dois

Na tentativa de conseguir recursos para gravar suas músicas, Lobão decidiu produzir filmes eróticos. A ideia nasceu depois que ele visitou uma locadora de DVDs e viu uma sessão de fitas pornôs. Decidiu que seria por aí.

Foi a uma gráfica de um amigo, mandou imprimir algumas capas, conseguiu um homem e uma mulher dispostos a participarem, e partiu para a filmagem em um hotel no Centro de Maceió. “O resultado não foi bom, aí fizemos outro, o casal usou máscara, e estava ali a minha produção”, lembra o vereador.

Era para um público 100% masculino, que Lobão comercializava suas produções. Os títulos dos filmes são tão pornôs quanto as cenas e embora já tenha desistido dessa faceta, Lobão ainda guarda alguns dvds para quem quiser conhecer esse outro talento do político. Foram duas produções, apenas.

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]