Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
22/03/2018 às 08h08

Política

Julgamento do habeas corpus de Lula pode gerar desgaste entre ministros

Ministros estariam com receio de desgaste ao decidir caso de Lula sem pacificar divergências

José Cruz/Agência Brasil

julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acontece nesta quinta-feira (22) no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, há um desconforto entre ministros da corte para julgar o pedido que pode livrar o ex-presidente da prisão.

O ministro Celso de Mello acredita que o ideal seria analisar primeiro as ações que questionam a orientação do STF sobre prisões de condenados em segunda instância. Segundo ele, lidar com o caso específico de Lula deixará o tribunal muito exposto.

A defesa do petista avalia que a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que é contra mudar a jurisprudência do tribunal, optou pelo julgamento do caso de Lula porque teme ficar vencida se as ações forem julgadas. De acordo com os advogados, ao pautar o habeas corpus, Cármen Lúcia estaria apostando em um placar desfavorável ao petista.

A coluna destaca que a posição dos ministros Gilmar Mendes e Rosa Weber são as duas grandes incógnitas do julgamento desta quinta.

Em 2016, Gilmar votou a favor das prisões, porém, anunciou no ano passado que mudou de ideia. Desde então, ele relatou 18 habeas corpus de condenados em segunda instância que recorreram ao STF e concedeu liminares favoráveis aos presos em apenas 5 casos.

Já a ministra Rosa Weber, que votou contra as prisões, seguiu a orientação estabelecida pelo tribunal em quase todos os habeas corpus que analisou, para não contrariar a maioria enquanto as ações que tratam do assunto não são julgadas e o entendimento da corte não muda.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]