Dólar com. R$ 4,132
IBovespa +1,58%
18 de outubro de 2018
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Candidatos à Presidência se reúnem com católicos e evangélicos
16/05/2018 às 18h45

Política

Vereadores derrubam veto do Executivo e retiram catracas altas dos coletivos

Os parlamentares analisaram sete vetos - Assessoria

A Câmara de Vereadores de Maceió voltou a apreciar vetos do Executivo feitos a projetos de lei em sessão ordinária que aconteceu nesta quarta-feira (16). Os parlamentares analisaram sete vetos. Após votação nominal, como prevê o Regimento da Casa, os vereadores derrubaram três deles e mantiveram outros quatro. Entre os vetos a PLs que caíram, o que obriga a retirada das catracas duplas (populares gaiolões) dos ônibus que fazem transporte público de Maceió, iniciativa de autoria do vereador Silvânio Barbosa (MDB). Com a iniciativa da Câmara, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) tem 15 dias para sancionar a lei. Caso não o faça, cabe ao presidente do Legislativo, vereador Kelmann Vieira (PSDB), promulgá-la.

“Novamente, uso a tribuna desta Casa para agradecer o entendimento dos meus colegas parlamentares que, por unanimidade dos 16 presentes, derrubaram o veto do Executivo ao meu projeto. Como tenho dito reiteradamente, as catracas altas – os gaiolões – são mais um constrangimento, humilhação e dificuldade impostos à população que já tem um serviço de transporte público de péssima qualidade, com poucos ônibus, tarifas caras e longas horas de espera nas paradas. O argumento do setor e até do Executivo para manter os gaiolões era o da segurança, e ele não se sustenta. Viajei a cidades como Jandira e Barueri, em São Paulo, por exemplo, e as catracas são normais e não há esse absurdo que existe aqui em Maceió. Por tudo isso, a Câmara presta mais um serviço à sociedade”, declarou Silvanio Barbosa, que também é autor do PL, com veto derrubado na sessão da última terça-feira (15), que obriga a instalação do botão de pânico nos coletivos da capital.

Outros vereadores, a exemplo de Lobão (PR) e Silvania Barbosa (PRB), também foram à tribuna defender a iniciativa do vereador emedebista.

“Votarei pela derrubada do veto por entender, vereador Silvânio Barbosa, que este projeto de lei retrata uma sensibilidade de sua parte. Quem anda de ônibus em Maceió, a maioria da população, sabe os dissabores que sofre e enfrenta diariamente um absurdo com as catracas altas. Elas não são lá boa coisa”, disse Lobão.

Silvania Barbosa comemorou a derrubada do veto. Ela disse que a postura do Legislativo nas recentes votações de temas inerentes ao setor mostra que os empresários de ônibus têm um fiscal atento. Além disso, afirmou a vereadora do PRB, os PLs que têm saído da Casa em benefício do povo são uma resposta à confiança que os parlamentares receberam nas urnas.

“O usuário de ônibus em Maceió também foi às urnas e colocou cada um dos vereadores que têm assento nesta Casa para representá-los. Por isso, parabenizo a Silvanio Barbosa e todos os vereadores pela derrubada do veto a este projeto”, afirmou Silvania, que é autora do PL que altera a lei que traz novamente para a Câmara a discussão sobre aumento da tarifa de ônibus na capital. A alteração foi promulgada também nesta quarta-feira pela presidência da Câmara de Vereadores.


Fonte: Dicom

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]