Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/04/2019 às 13h25

Política

Prefeito Rui Palmeira abre Seminário Maceió Mais Simples

Prefeito Rui Palmeira durante abertura do Seminário Maceió Mais Simples. - Marco Antônio / Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira prestigiou, na manhã desta terça-feira (16), no Hotel Jatiúca, o Seminário Maceió Mais Simples. O evento, realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio Gabinete de Governança (GGov) e em parceria com o Sebrae Alagoas, abordou conceitos importantes sobre simplificação de processos para o ambiente de negócios no Município. Também foi um momento para gestores discutirem desburocratização e eficiência do poder público.

Segundo Rui Palmeira, a Prefeitura tem trabalhado ao longo dos anos para facilitar a vida do empreendedor maceioense. Como exemplo, o gestor citou a aprovação da Lei nº 6774/2018, elaborada em parceria com o Sebrae, que agiliza o licenciamento sobretudo de micro e pequenas empresas.

“A legislação anterior classificava muitas atividades como de alto risco ambiental, quando, na verdade, elas eram de médio ou de baixo risco. Além disso, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), a gente vem digitalizando os processos de licença ambiental para acabar com aquela numerosa quantidade de papel, que vai para um lado e para o outro, sumindo no meio do caminho. Iremos acabar com isso por meio da tecnologia que veio ”, destacou.

A iniciativa objetiva uniformizar o entendimento sobre desburocratização para consolidar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Maceió, além de aperfeiçoar políticas públicas para micro e pequenas empresas (MPE) através da simplificação dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas na capital.

O secretário de Economia, Fellipe Mamede, fez um balanço sobre o sucesso do Seminário. “A expectativa era reunir servidores da Prefeitura para que pudesse haver uma maior sensibilização e capacitação quanto ao projeto de desburocratização. É possível empreender de forma mais simples e com menos burocracia. Espelhando-nos em ações de sucesso em outras cidades, a gente irá conseguir colocar em prática mais rapidamente essas medidas na gestão municipal”, enfatizou.

Ao longo do evento, os presentes puderam acompanhar painéis com experiências bem-sucedidas. Gisela Gomes, coordenadora de licitação da Prefeitura de Fortaleza, falou sobre sua contribuição no evento e compartilhou ações exitosas na desburocratização de licenciamento ambiental na capital cearense.

“A principal importância é a troca de experiências. Viemos aqui falar com os técnicos da Prefeitura e com o próprio prefeito para mostrar os resultados que a gente vem alcançando em Fortaleza. Essa troca é fundamental para que nosso país possa conseguir um nível de crescimento mais rápido e amplo. Quando tem uma coisa dando certo, a gente tem que melhorar e não invetar a roda”, frisou.

Renata Fonseca, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, falou sobre a importância da Redesim para a cidade de Maceió. “Ela simplifica todo o licenciamento empresarial, isso significa facilidade ou condição para o empresário trabalhar melhor, garantindo também um ambiente mais favorável para que a empresa se instale e cresça. Já para o Município e para o servidor, o resultado é um trabalho mais organizado e racionalizado”, explicou.

Além do prefeito Rui Palmeira e do secretário de Economia, Fellipe Mamede, também esteve presente a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea.

Lei nº 6774

Publicada em 24 de agosto de 2018 no Diário Oficial do Município, a Lei apresenta normas de simplificação e integração dos atos de licenciamento, relativos ao processo de abertura, renovação, alteração e baixa de empresários, pessoas jurídicas e autônomos no âmbito do Município de Maceió, por meio da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), instituída pela Lei Federal nº 11.598, de 03.12.2007.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]