Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/06/2019 às 07h00

Política

Rodrigo Cunha promove debate entre artistas e setor hoteleiro sobre Lei do Turismo

Divulgação

A pedido do senador Rodrigo Cunha, artistas e o setor hoteleiro sentaram hoje lado a lado para debater a modernização da Lei do Turismo. O debate ocorreu em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça  do Senado (CCJ).

Na reunião, representantes do setor hoteleiro argumentaram que o setor vive uma crise econômica aguda, e que têm que pagar muitos tributos e taxas. Já os artistas que lá estiveram apontaram que não podem deixar de receber recursos de direitos autorais.

A Lei Geral do Turismo já foi aprovada na Câmara e tramita agora no Senado. O projeto prevê diversas mudanças, e pela versão aprovada pela Câmara entende que os hotéis não devem ser cobrados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) sobre músicas que tocam dentro dos quartos dos hotéis, apenas em suas áreas públicas.

Segundo dados do setor hoteleiro, só no ano passado foram pagos R$ 30 milhões ao Ecad. No entanto, os hotéis argumentam que como os quartos são de uso privado, não é possível mensurar o que é escutado lá dentro e portanto não deveria incidir a taxação sobre direitos autorais nesses ambientes.

Os artistas, por outro lado, pontuam que não podem ser punidos pela crise que o setor enfrenta, já que a música brasileira é uma importante impulsionadora do turismo nacional.

Para o senador Rodrigo, o desafio é sanar os conflitos para que haja maior segurança jurídica.

“Há bons argumentos dos dois lados. É muito importante conversar com os setores para dirimirmos os conflitos. Foi extremamente produtivo ouvir a posição do setor hoteleiro e dos artistas para que nós busquemos aprimorar a Lei Geral do Turismo, e criarmos uma maior segurança jurídica”, afirmou o senador alagoano.

Após a audiência pública, Rodrigo Cunha participou de um almoço na residência oficial do Senado, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o relator da Lei Geral do Turismo, senador Randolfe Rodrigues, os compositores Nando Reis e Roberto Frejat, e a atriz e produtora Paula Lavigne.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]