Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
12/06/2019 às 08h00

Política

Cibele Moura destaca em Palmeira dos Índios importância da mulher em espaços de liderança

Deputada foi uma das convidadas de audiência pública na Câmara de Vereadores

Divulgação

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) participou, nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, de audiência pública que debateu o tema "A importância da mulher em posição de liderança". A parlamentar foi uma das convidadas do evento, realizado pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes da Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa.

Durante o debate, Cibele fez um pronunciamento destacando o avanço da participação feminina na política, mas disse que ainda há muito a ser feito. Da Tribuna da Câmara, a deputada disse ser uma das primeiras vezes "que uma cidade dá oportunidade de ter uma mesa formada exclusivamente por mulheres".

"A gente pode olhar e achar que é simples. Que uma mesa formada por mulheres líderes é natural, mas muitas vezes é o contrário. A gente vai para eventos e não tem nenhuma mulher na mesa. Quando tem é uma, duas.  E não é porque a mulher é menos capaz. É porque a gente ainda não conseguiu chegar. Mas a gente vai conseguir", afirmou Cibele.

Ela entende que o processo é lento, mas que tem como reverter. "É devagar, mas é um crescimento e todo crescimento merece ser comemorado, é sinal de que a gente está no caminho certo", afirmou.

Cibele Moura citou como exemplo a bancada feminina da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), a maior da história do parlamento, com cinco deputadas. Por outro lado, lembrou que para a bancada federal apenas uma parlamentar conseguiu se eleger. 

"O número de mulheres eleitas para a Câmara Federal e a Assembleia aumentou, porém, apesar de a presença feminina ter crescido, o número ainda é pequeno. Na Assembleia, o aumento representa 18,5% e na Câmara, somente 11,1%".

Em Alagoas, ressaltou Cibele, "um dado chama a atenção: 85% dos vereadores eleitos no Estado, ou 917, são homens e apenas 15%, ou 159 são mulheres. Uma das maiores diferenças em todo o Brasil", disse. 

Para a deputada, são muitos os desafios ainda. "Maior investimento em políticas públicas específicas que insiram a mulher no mercado de trabalho, que deem dignidade com cuidados específicos na saúde, com maior incentivo à representatividade política", destacou.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]