Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
14/06/2019 às 08h25

Política

TSE confirma eleição de Emanuella Moura

Por 7X0, Ministros encerram processo contra a prefeita da Barra de Santo Antônio

Divulgação

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por 7X0, a legalidade da eleição da prefeita da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura. Segundo a defesa da prefeita, essa foi a última instância em que o processo tramitou e que a confirmação da licitude da candidatura de Emanuella em 2016 é a “vitória da justiça”.

“Vencemos esse processo em todas as instâncias e o nosso trabalho pelo desenvolvimento da Barra nesses dois anos e meio é a maior resposta que podemos dar ao povo que nos confiou o mandato”, enfatizou a prefeita, afirmando que nunca duvidou de que a verdade prevalecesse e “se fizesse a devida justiça”. 

Ainda em 2016, adversários de Emanuella contestaram a sua candidatura, sob a alegação de que o marido dela, que tinha sido prefeito de Paripueira, município vizinho, exercia influência política também na Barra. No TSE, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, não aceitou o recurso contra a prefeita.

Segundo o relator, a tese da acusação de que o caso de Emanuella estava pautado na tese do “prefeito itinerante”, não se aplicava. “Não é possível aplicar por simples analogia as conclusões daquele precedente ao caso dos autos”, destacou o relator, adiantando que  a jurisprudência do TSE é de que os cônjuges e parentes de prefeito reeleito não são inelegíveis para outra circunscrição eleitoral, ainda que em município vizinho, desde que este não resulte de desmembramento e incorporação ou fusão realizada na legislatura imediatamente anterior ao pleito.

”Em regra, a vedação ao terceiro mandato consecutivo familiar se limita ao território de jurisdição do titular. Portanto, não cabe aplicar, por analogia, o entendimento do Supremo relativo à inelegibilidade do ‘prefeito itinerante’ para impedir a candidatura em outro município da federação do cônjuge e dos parentes consanguíneos ou afins de chefe do Poder Executivo”.

O voto do relator foi acompanhado à unanimidade pelo Plenário.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]