Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
02/10/2019 às 18h00

Política

Saneamento e poluição nas praias de Maceió é tema de audiência pública

Vereador Cleber Costa irá discutir com autoridades e sociedade os problemas que são atualmente enfrentados e possíveis soluções

Está marcada para esta quinta-feira (03), às 9h, no plenário Silvanio Barbosa na Câmara de Maceió, uma Audiência Pública para discutir sobre a questão do saneamento e poluição nas praias de Maceió, os problemas atualmente enfrentados e suas possíveis soluções, proposta pelo vereador Cleber Costa e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. 

“O principal objetivo é reunir os órgãos responsáveis para pensarmos juntos nas melhores soluções, bem como cobrarmos as devidas ações necessárias para o controle da poluição de nossas águas. Só não podemos ficar parados enquanto os problemas só se agravam até ficarem irremediáveis.”, comentou o propositor da audiência.

Foram convidados para participar da audiência o secretário Jair Galvão, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel); o presidente Milton Hênio Neto de Gouveia Vasconcelos, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas – ABIHAL; o procurador-geral Alfredo Gaspar, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL); o superintendente Gustavo Alberto Acioli de Paiva Torres, da Superintendência De Desenvolvimento Sustentável (SUDS) e o presidente da Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento do Estado de Alagoas (CASAL), Wilde Clecio Falcão de Alencar.

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Maceió é a décima oitava capital no ranking nacional 2019 de saneamento básico nas capitais, que considera atendimento da água, coleta de esgoto, tratamento do esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada de resíduos sólidos. Atualmente apenas 28,4% da população de Maceió e sua região metropolitana tem coleta e tratamento de esgoto, segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informação Sanitária (SNIS).

Um dos principais entraves quanto à poluição das águas na capital é o Riacho Salgadinho, alvo de campanhas de despoluição há 30 anos. O rio percorre a cidade de norte a sul recebendo esgoto e lixo de toda parte, inclusive clandestinamente. Quando chega à Praia da Avenida, o índice de coliformes fecais é impraticável, tornando a praia imprópria para banho, assim como outros pontos turísticos da capital.

Poluição e contaminação das águas, em um estado conhecido como o "Caribe brasileiro" devido às suas águas transparentes e belezas naturais, é uma ameaça dupla: para a saúde da população e para a economia local, já que o turismo é a segunda atividade econômica mais importante do estado, atrás apenas da sucroalcooleira, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur). Sem praias balneáveis (próprias para banho), não há turistas e sem o turismo diminui a geração de empregos e o desenvolvimento da cidade desacelera.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]