Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/12/2019 às 18h00

Política

Senado aprova consórcio para ampliar acesso a poços artesianos no semiárido

Um projeto que facilita a instalação de poços artesianos em cidades do semiárido brasileiro foi aprovado nesta quinta-feira (5) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). De autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), o PLC 111/2015 simplifica a celebração de consórcios públicos e cooperação entre a União, os estados e os municípios para facilitar a compra, o custeio e o uso de máquinas perfuratrizes de poços. 

A proposta prevê, entre outras medidas, cooperação técnica, treinamento, estudos técnicos e pesquisa para ampliação do acesso da população rural à água, além de subsídio integral ao agricultor familiar e às pequenas comunidades. 

Durante a discussão do projeto, o relator, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), destacou o mérito da iniciativa no âmbito das políticas públicas de combate à seca e desenvolvimento econômico e social do semiárido.

— A proposta se reveste da mais relevada importância, porque afeta a vida de milhões de brasileiros. Preocupo-me muito com esse processo histórico e vejo que várias iniciativas foram tomadas, mas nunca foram capazes de atender essa necessidade básica do ser humano, que é o abastecimento de água. Então, o autor da matéria, por ser do estado do Ceará e também conviver com esse problema, tomou essa iniciativa nesse belo momento — declarou.

Chico Rodrigues acatou emenda aprovada na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) que suprimiu do texto a referência ao Nordeste, uma vez que a delimitação do semiárido não está restrita àquela região.

A presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), elogiou o relatório de Chico Rodrigues e defendeu a celeridade da tramitação da matéria, que seguiu para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]