Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/12/2019 às 15h34

Política

Aprovado projeto de Rodrigo Cunha que dá mais eficácia à resolução de lesões ao consumidor

Willian Santana/Divulgação

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado (CTFC) aprovou nesta terça-feira um projeto do senador Rodrigo Cunha que dá mais eficácia ao Código de Defesa do Consumidor. Pelo projeto, além de reconhecer os direitos lesados por consumidores que reclamarem e imporem multas, os Procons poderão obrigar as empresas que prejudicaram os consumidores a repararem o dano. O texto vai agilizar as soluções para a população e reduzir a judicialização das causas relacionadas ao direito do consumidor.

Na prática, o projeto inclui entre as sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor as seguintes sanções: a obrigação de dar, fazer ou não fazer. A obrigação de dar significa que o fornecedor tem que entregar ao consumidor algo que deveria, mas não foi entregue. A obrigação de fazer garante a realização de alguma atividade por parte do fornecedor diante do consumidor. E a obrigação de não fazer proíbe o fornecedor de agir em prejuízo do consumidor.

“É uma vitória maiúscula, algo que vem se tentando há quase 30 anos. É um projeto importantíssimo para a defesa do consumidor. O Procon vai poder exigir o cumprimento imediato da situação que repara lesões ao consumidor. Vamos acelerar as soluções e reduzir a judicialização dos casos”, comemorou o senador alagoano.

Rodrigo Cunha tem se destacado na defesa do consumidor no Senado. De forma eficiente tem atuado pelo encaminhamento do projeto que trata do Superendividamento; cobrou o INSS sobre o vazamento de dados e consequente oferta de crédito abusivo aos aposentados; provocou o governo por soluções aos diplomas falsos nos cursos de Ensino a Distância, entre muitas outras pautas de interesse da população que consume, e com isso contribui para girar as rodas da economia e do emprego no Brasil.

O PL de autoria do senador Rodrigo aprovado na CTFC é terminativo, e portanto segue agora diretamente para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovado.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]