Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/01/2020 às 13h32

Política

Diário Oficial do Município desta segunda publica promulgação de 8 novas leis

Divulgação

Na edição do Diário Oficial do Município de Maceió desta segunda-feira (13), 8 leis foram promulgadas pela Câmara de Vereadores. De acordo com a Lei Orgânica, após os parlamentares derrubarem os vetos em Plenário, os projetos são enviados para a Prefeitura para a sanção. Como o chefe do Executivo não o fez no prazo de 15 dias úteis, coube ao presidente do Poder Legislativo, Kelmann Vieira (PSDB), promulgar. Com a publicação, todas entram em vigor.

Entre as leis, a de N°. 6.967, de autoria da vereadora Ana Hora (PSD), que institui a Política Municipal de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de combate ao preconceito na cidade de Maceió. A lei ainda determina que o município faça adesão integral às atividades de Janeiro Roxo, ficando instituída a Semana de Combate ao Preconceito e a Hanseníase, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de janeiro.

O presidente da Casa também promulgou a lei N°. 6.968, de autoria do vereador Anivaldo Lobão (PR), instituindo o calendário oficial da Cultura Afro-Brasileira no município. Os eventos serão realizados anualmente, nas seguintes datas: Xangô Rezado Alto em 2 de fevereiro, Festa das Águas em 8 de novembro e Consciência Negra em 20 de novembro.

Na mesma edição do Diário, foi publicada a lei N°. 6.969 de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB), que altera a redação do artigo 282 e o seu parágrafo único da lei nº 3.538/1985, de 23 de dezembro de 1985 (Código de Posturas) e acrescenta parágrafos e incisos.  Segundo o artigo, a licença do vendedor ambulante, em caráter permanente, a título precário, poderá ser transferida desde que atenda à conveniência pública. No caso de falecimento do titular ou de enfermidade física ou mental que o impeça de gerir seus próprios atos, a outorga será transferida preferencialmente nesta ordem: ao cônjuge ou companheiro; aos ascendentes e descendentes; entre os parentes da mesma classe. A transferência só poderá ocorrer se o ambulante titular estiver quite com a taxa de uso de solo público.

Também de autoria da vereadora, foi promulgada a lei N°. 6.971, que acrescenta o item 6 ao artigo 316 da Lei nº 3.538/1985, com a seguinte redação: “O permissionário de Banca de Revista poderá mudar o ramo de sua atividade para o qual obteve permissão de uso do solo público ou diversificá-lo, desde que seja feito com a autorização da SEMSCS e que atenda à conveniência pública”.

Entrou em vigor também a lei N°. 6.970, de autoria do então vereador Dudu Ronalsa (PSDB), que institui, no âmbito do município de Maceió, a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Síndrome Congênita do Zika Vírus, a ser realizada anualmente na semana do dia 12 de outubro.

Já a vereadora Fátima Santiago (Progressistas), é autora da lei N°. 9.972 que institui a carteira de identificação do autista (CIA) no município de Maceió e diz que a pessoa portadora de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito à assistência social.

Do vereador Antônio Holanda (MDB), a lei N°. 6.973 tem como objetivo determinar que o corpo docente das unidades ensino das escolas públicas do município de Maceió, pertencente à rede municipal de ensino, poderão homenagear professores e servidores falecidos, denominando os ambientes, espaços e salas de aulas.

Por fim, o vereador Galba Netto (MDB) é autor da lei N°. 6.974 em que considera de utilidade pública a Liga Carnavalesca de Maceió. 

Segundo o presidente da Casa, “são leis com objetivos claros e alcance social, por isso, primeiramente aprovamos os projetos em Plenário e depois, derrubamos os vetos governamentais. Agora, seguindo o que nos determina a Lei Orgânica, fazemos a promulgação, tendo a certeza que estamos melhorando a vida dos maceioenses”, destacou Kelmann Vieira.


Fonte: Dicom/CMM

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]