Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
26 de fevereiro de 2020
min. 25º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Itália: sobe o número de mortes pelo novo coronavírus
13/02/2020 às 14h00

Política

Presidente da AMA apresenta demandas no Ministério da Saúde

Divulgação

Acompanhada da presidente do Cosems Alagoas, Izabele Pereira, a presidente da AMA participou de reunião conjunta do Conasems, no Ministério da Saúde, para apresentar as demandas dos municípios e anunciou novidades para 2020. Segundo a presidente Pauline Pereira muitos programas serão implementados, como o previne Brasil, que é o novo modelo de financiamento de custeio da atenção primária que teve início na competência financeira em janeiro.

A AMA vai encaminhar a todos os gestores e profissionais da saúde material didático e orientações sobre as mudanças que entram em vigor este ano como a apresentação sobre o Novo Financiamento; Portaria 2979 de 12 de novembro de 2019 – Programa Previne Brasil; Portaria 3.222, de 10 de dezembro de 2019 – Indicadores do Pagamento por Desempenho;

Mês de março

Em março, a equipe do Ministério da Saúde estará na AMA para uma oficina técnica com secretários e técnicos. O novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde para garantir a universalidade do SUS. O foco é atender às necessidades e prioridades epidemiológicas, demográficas, socioeconômicas e espaciais, entre outras. Isso será estimulado por meio do componente de capitação ponderada, que considera as diferentes características da população cadastrada e as particularidades dos territórios, de acordo com a classificação geográfica do IBGE, assim proporcionando equidade na forma de transferência dos recursos aos municípios.

A proposta também visa melhorar a qualidade da APS na medida em que tem como um de seus pilares a valorização do trabalho das equipes e serviços para o alcance de resultados em saúde (componente pagamento por desempenho), além de incentivar avanços na capacidade instalada (informatização) e na qualidade da atenção (residências).

A presidente classificou como muito proveitosa a reunião e também solicitou ao ministério maior parceria entre a AMA e os diversos setores para garantir repasse de orientações de forma mais eficaz aos diversos atores dessa cadeia, contribuindo , assim, para manutenção da qualidade da saúde pública nos municípios.


Fonte: Ascom AMA

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]