Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
07/04/2020 às 12h35

Política

Maia: é preciso repensar o papel do Estado na retomada do crescimento

Para Maia, as críticas à China por autoridades do governo não têm fundamento - Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que será necessário repensar o papel do Estado na retomada do crescimento econômico, após o período crítico do enfrentamento da crise do coronavírus. Na avaliação de Maia, após essa primeira onda de aumento de gastos e de endividamento público, talvez seja necessário garantir financiamento ao setor privado para retomar os investimentos no País.

Segundo ele, como o aumento do gasto público está atrelado a uma despesa extraordinária, e não permanente, os investidores vão olhar a economia brasileira com mais tranquilidade. Maia participou de videoconferência sobre “Orçamento e saúde fiscal a longo prazo”, organizada pelo CEO Necton e André Perfeito nesta terça-feira (07).

“O governo vai ter que montar uma equação para que, ainda dentro da crise, numa segunda onda, olhe como se retoma o investimento no Brasil, principalmente, na área de infraestrutura. O Senado votando a proposta do saneamento, será preciso pensar como vai investir no setor. Talvez o governo tenha que garantir condições para que os investimentos no saneamento sejam iniciados de forma mais rápida, por exemplo”, disse o presidente.

Reformas

Rodrigo Maia voltou defender a importância das reformas econômicas para reorganização do gasto público e da melhoria do ambiente de negócios no País. Ele cobrou novamente que o governo encaminhe a reforma administrativa e afirmou que a reforma tributária é decisiva para o País.

“Temos que melhorar a eficiência do serviço público, do gasto público e a decisão de aplicação de recursos no setor privado, mas a reforma tributária é fundamental para a melhoria no ambiente de negócios no País. Temos que continuar com a mesma agenda”, defendeu.

Ele ponderou que, embora diversas propostas de aumento de tributação de grandes empresas estejam sendo discutidas, qualquer interferência neste momento no setor privado pode gerar mais conflito e prejudicar ainda mais a economia do País.

“Essas ideias sempre aparecem, são legítimas, mas nossa tarefa é organizar a pauta e neste momento temos que dar tranquilidade para todos”, afirmou Rodrigo Maia.

Relação com China

Para Maia, a crítica de alguns ministros e de pessoas próximas ao presidente da República, Jair Bolsonaro, à China atrapalha as relações comerciais com o País não só a curto prazo, mas a médio e longo prazos. Segundo ele, a China é um ator econômico importante e não pode ser desqualificado. Maia disse que, talvez, a China pudesse estar ajudando muito mais se não fosse essa crise nas relações diplomáticas com o Brasil. Ele lembrou da compra de respiradores pelo governo da Bahia, que foi cancelada por empresa chinesa.

“No final, os EUA estão recebendo os produtos e agora está vendendo soja pra China, e nós estamos numa situação de muita fragilidade”, disse.

“Fico pensando o que faz um ministro usar a turma da Mônica tentar desqualificar a China. O que ele ganha com isso? É uma besteira, um erro, esse vírus poderia ter começado em qualquer lugar do mundo”, criticou Maia, sem citar diretamente o ministro da Educação, Abraham Weitraub, que ironizou o país asiático em sua rede social.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]